Escola de Futebol Zico 10 Manaus, inaugurada no dia 29 de junho, se alegra em poder comemorar neste dia (29-09), três meses em Manaus com alegria e satisfação

 

Escola Zico 10

A Escola Zico 10 é uma iniciativa de Arthur Antunes Coimbra, O ZICO, com a intenção de fazer renascer o espírito esportivo nas comunidades em que atuará e tendo como público alvo crianças e jovens de baixa renda e suas famílias. Atendemos crianças e adolescentes, em cada núcleo, e ajudamos a desenvolver hábitos de ocupação salutar dos seus tempos livres, inicialmente através da prática do futebol.

 

Atuando na área esportiva há mais de 20 anos, visando, além do desenvolvimento aprendizado da modalidade esportiva, a promoção da saúde, os trabalhos de condicionamento físico, a adequação de hábitos e condutas que levem à uma vida não sedentária, ao entendimento do esporte como um fator também cultural e ao estímulo dos sentimentos de solidariedade, cooperação, autonomia e criatividade, com orientação de profissionais qualificados.

 

Utilizar o futebol como instrumento de ação social e educacional já faz parte das ações desenvolvidas pelo Zico há muitos anos. O que se pretende agora é oferecer atendimento ampliado à sociedade, proporcionando o acesso a atividades esportivas de qualidade a um número de jovens.

 

Objetivo Geral

Desenvolver atividades esportivas e educacionais baseadas na prática esportiva do futebol e didática para vida, voltadas para crianças e adolescentes. O objetivo da parceria é proporcionar às crianças a prática de esportes, em especial o futebol de boa qualidade, com profissionais capacitados e formados em sua determinada área, que permita à elas a chance de aprenderem os fundamentos do futebol. O esporte dignifica as crianças, ensinando-as a evitarem bebidas, algazarras e drogas, mantendo assim uma vida saudável. O futebol é um esporte que ensina as crianças a trabalharem em grupo. Assim se adaptam melhor à sociedade, melhorando seu rendimento escolar e a convivência familiar. O futebol transporta as crianças da realidade para um sonho.

 

Apresentação

Atualmente, a responsabilidade sócio-empresarial emerge no mundo como uma atividade crescente de desenvolvimento e de melhorias contínuas nas dimensões econômica, ambiental e social. O presente projeto busca facilitar e potencializar as oportunidades de desenvolvimento no Brasil por meio do futebol, possuindo como carros-chefe a inclusão social e a implementação de políticas afirmativas. Visando formar jovens melhor preparados para a sociedade, as ações do programa envolvem educação, saúde e bem-estar. Esta é sem dúvida uma atuação social de sucesso. Temos como princípio, a inclusão social. A única exigência é que as crianças estejam devidamente matriculadas e frequentando o ensino formal.

 

Abrangência do Projeto

Atualmente existem milhares de jovens participando das Escolas Zico 10 no Brasil. O presente projeto propõe ao “Futuro Parceiro” a melhoria e potencialização do trabalho através do esporte. Hoje o Marcos Pinheiro é um representante ZICO em Manaus, com a responsabilidade de elevar e fazer tremular essa bandeira o mais alto que puder.

 

Justificativa

Apesar dos esforços contínuos em minimizar as desigualdades sociais, os problemas que atingem a população de adolescentes e jovens no Brasil têm sido alvo de preocupações. Principalmente em algumas comunidades, nas quais as condições de vida ainda não foram alteradas, os níveis de desempenho e continuidade escolar e de expectativas destes segmentos é muito baixo, contribuindo assim para a entrada desta juventude em redes de marginalização social que, por sua vez, tem reflexos negativos tanto nos processos de autorrealização desses jovens, como no de seus ambientes de perspectivas. Assim sendo, se faz necessário ajustes urgentes na assistência aos jovens, principalmente quanto ao processo de qualificação imprescindível para seu efetivo exercício da cidadania e inserção em formas de conquista de nova identidade social e reformulação de perspectivas.

 

Temos convicção de que o esporte, em particular o futebol, é uma das ferramentas mais eficazes para educar e socializar esses jovens em questão. Realidade Como em outras grandes regiões metropolitanas do Brasil, problemas como desemprego, violência juvenil, alto consumo de drogas e de bebidas alcoólicas são uma triste e preocupante realidade. Vale ressaltar que, segundo dados do IBGE, 25% da população do Brasil, que corresponde aproximadamente a sessenta e seis milhões, são crianças e adolescentes na faixa de 5 a 17 anos, que, em sua grande maioria, moram em situações difíceis, e, lamentavelmente, contam com raríssimas oportunidades de lazer, esporte e cultura; tais ausências resultam em sérios problemas sociais, principalmente os relacionados ao uso de drogas e violência juvenil.

 

Esses jovens e crianças das cidades, portanto, sofrem com a mesma falta de perspectivas de futuro, de emprego, sem motivação para o estudo. Com isso, como muitos só concluem o ensino fundamental e o mercado hoje exige profissionais qualificados, estas crianças e adolescentes ficam a mercê dos traficantes e da prostituição e acabam se tornando delinquentes.

 

Ser bom de bola e bom na escola, esse é nosso principal mote numa Escola de Futebol Zico 10. É desta forma, que desde 2008, contando com parceiros , temos oferecido nossa contribuição para um mundo melhor. Chegou a hora de Manaus experimentar todo esse poder de transformação, que levou um menino de família humilde, nascido no bairro de Quintino Bocaiúva, a conquistar o mundo.

 

Na Zico 10, nossa principal missão é provar que, quando se tem um objetivo, e se acredita nele, o impossível passa a ser, realmente, apenas uma questão de opinião. Sejam bem-vindos ao nosso time! Sejam bem-vindos à Escola de Futebol Zico 10!

Através da nova unidade na capital amazonense, em média, 40 alunos com idade entre 07 e 17 anos, buscam conhecimentos na modalidade através de ensinamentos práticos e teóricos ministrados pelos professores Marialdo e Everton, sob a coordenação de  Itaiana e Saline Branco e direção de Marcos Pinheiro.

 

Nestes três meses a escola se observa amizades nascendo entre os pequenos atletas.

 

“Sobre amizade? É o que fazemos todos os dias. A cada treino, a cada jogo, a cada evento. O que de mais importante fica, são os muitos amigos que fazemos”, ressaltou o diretor da escola de futebol, Marcos Pinheiro.

 

 

 

Localizada no Mumu Society – Clube Municipal, a unidade conta com campo de grama sintética, iluminado para treinos noturnos, amplo vestiários e professores altamente capacitados.

 

A escola oferece vagas limitadas para crianças de 07 à 17 anos, (masculino e feminino). Com aulas nos dias de terça-feira e quinta-feira de 18h ás 19h e aos sábados de 8h às 9h. A mensalidade no valor de R$ 200,00 + 130,00 do uniforme: camisa, short ,meião e sacochila.

 

Contatos – Para mais informações entre em contato com o número (92) 99219-0094, ou você pode se dirigir ao escritório localizado na rua Manoel Santos Júnior número 05, Conjunto Eldorado