TCE


A Escola Tecnológica da Fundação Desembargador Paulo Feitoza – FPFtech, a etech, apresenta dois projetos inovadores na 5ª Expocreati, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques. Ambos os projetos buscam aprimorar a interação entre ciência, tecnologia e educação.

No primeiro, a turma Diebold 1° semestre apresenta a Mesa de CNC elétrica. Sem a necessidade de programação, o projeto utiliza um capacitor eletrolítico para controlar os movimentos dos eixos x e y, proporcionando automação à máquina CNC. O objetivo é melhorar a fixação e movimentação de chapas de metal, garantindo maior segurança e desempenho elevado.

Já o segundo projeto, apresentado na I feiratech pela turma Foxconn, foca no Controle e Monitoramento na Separação de Produtos por Peso. Utilizando um Controlador Lógico Programável, IHM e dispositivos específicos, o sistema realiza a separação automática de produtos com base no peso. O processo inclui a pesagem dos produtos na esteira-balança, direcionando-os para esteiras de saída específicas de acordo com seu peso, com atualização em tempo real na IHM pelo CLP.

A Expocreati, que acontece nos dias 23 e 24/11, visa incentivar a ciência e tecnologia na população manauara, integrando eventos educacionais como a Feira Municipal de Ciências Tecnologia e Educação Ambiental, o Projeto Procurumim: Letramento em Programação e Robótica, e o Colóquio da Cultura Digital, durante a Semana Municipal da Ciência, Tecnologia e Inovação.

*SERVIÇO*

*O quê* – 5ª Expocreati com tema: “A fascinante interação entre o fogo, a ciência e a vida: descobertas e impactos manauaras”

*Quando* – Quinta e sexta-feira, 23 e 24/11

*Horário* – 8h às 16h

*Local* – Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, na avenida Constantino Nery, zona Centro-Sul

*Site do evento* – https://sites.google.com/semed.manaus.am.gov.br/expocreati/home?authuser=1