TCE

Manaus – O Espro (Ensino Social Profissionalizante), associação filantrópica especializada em socioaprendizagem, começou no dia 13 de outubro, em seu polo de Manaus, o projeto Conexão Jovem Mercado. Trata-se de um curso de formação profissional e empreendedorismo voltado a adolescentes em situação de alta vulnerabilidade social, com idades entre 14 e 17 anos.

O novo curso é fruto da parceria da Fundação Banco do Brasil com o Espro e com as entidades Ação Comunitária Participativa (ACOMPAR), Associação Voluntários para o Serviço Internacional (AVSI Brasil), Casa Azul e CEDUC Virgilio Resi. São duas turmas, uma no período da manhã e outra no período da tarde, com até 25 alunos em cada. As atividades têm previsão de término para o dia 21 de dezembro. No total, serão 180 horas de aulas, divididas em 45 encontros de quatro horas cada.

A seleção dos adolescentes e jovens teve apoio de órgãos municipais de assistência social e educação. Os alunos selecionados recebem vale-transporte, lanche e vale-alimentação no valor de 150 reais.
O Espro foi responsável pela revisão, edição final e diagramação da apostila do curso, que compreende oito módulos. No módulo 4, denominado Eu Empreendedor (Legalizando meu negócio), os alunos terão duas aulas de mentoria com profissionais do Sebrae, nas quais receberão orientações sobre a abertura do primeiro empreendimento.

O módulo 8 também conta com uma parceria: ele será realizado utilizando a plataforma “Escola do Trabalhador 4.0” da Microsoft e vai introduzir aos alunos os conceitos de letramento digital e programação.

“É imprescindível oferecer aos nossos jovens, especialmente aos mais vulneráveis, capacitação e acesso a competências complexas para acesso ao mundo do trabalho. As entidades formadoras têm um grande papel a desempenhar conscientizando o jovem sobre a necessidade de aprender ao longo da vida. O aprendizado contínuo, tanto para conhecimento pessoal

quanto para o desenvolvimento profissional, será o diferencial competitivo destes jovens frente às constantes transformações do mundo do trabalho, mais ainda após as transformações trazidas pela pandemia”, afirma Alessandro Saade, superintendente executivo do Espro.

Monitoramento

Após a conclusão do curso, será realizado um monitoramento por até seis meses para acompanhar o impacto direto do curso na inserção dos jovens no mundo do trabalho, seja por meio do Programa de Aprendizagem ou pelas noções de empreendedorismo.

Serviço

Curso: Conexão Jovem Mercado
Data: 13/10 até 21/12
Horário: Turma da manhã – 08h às 12h; Turma da tarde – das 14h às 18h Local: Avenida Constantino Nery, 300, Centro, Manaus
Mais informações: Assistente Social Gisleine Oliveira – (92) 98154-0108.

Sobre o Espro

Há mais de 40 anos, o Espro trabalha para inserir no mercado de trabalho adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, por meio da socioaprendizagem. A instituição tem como objetivo auxiliar esses jovens talentos a serem protagonistas da construção de uma sociedade mais inclusiva, bem como apoiar suas famílias e comunidades, seja por meio de projetos de capacitação ou assistência social.
O Espro encaminhou mais de 430 mil jovens para processos seletivos ou para sua primeira oportunidade no mundo do trabalho. Além disso, realizou 1 milhão de atendimentos sociais, englobando visitas domiciliares, acompanhamentos psicológicos, visitas técnicas, oficinas de geração de renda, encaminhamentos para a rede de apoio e outras iniciativas para desenvolver e melhorar a jornada dos jovens.

A associação filantrópica está presente em todo o território nacional, com filiais e polos em 16 estados, alcançando 919 municípios e capacitando anualmente

mais de 20 mil jovens por meio dos Programas Jovem Aprendiz, Formação para o Mundo do Trabalho e Estágio.