A ex-presidente Dilma Rousseff encontra-se internada em um hospital de Xangai, na China, após apresentar um quadro de pressão alta, vômito e tonturas na última sexta-feira (21). A informação foi divulgada nesta segunda-feira (24) pela coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo.




O hospital Shanghai East International Medical Center confirmou a internação da ex-presidente ao veículo de comunicação brasileiro. No entanto, Marco Túlio Mendonça, chefe de gabinete de Dilma, não confirmou a informação e orientou que a reportagem buscasse esclarecimentos junto à assessoria de imprensa do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), instituição financeira dos Brics, no dia seguinte.
Devido ao seu estado de saúde, Dilma cancelou sua participação na reunião de ministros da Fazenda e presidentes de bancos centrais, que está sendo realizada na Cidade do Cabo, na África do Sul. A ex-presidente faria parte de um encontro com membros do conselho do NDB.
Aos 77 anos, Dilma Rousseff assumiu a presidência do Novo Banco de Desenvolvimento em abril de 2023. O mandato brasileiro à frente da instituição, que opera em um sistema de rodízio entre os países-membros, estava previsto para encerrar-se em julho de 2025. No entanto, o governo do Brasil negociou uma exceção às regras do banco para permitir que ela permaneça no cargo por mais cinco anos.