Em São Gabriel da Cachoeira (a 852 quilômetros de Manaus), o Governo do Amazonas entregou mais de R$ 250 mil em recursos para o fomento ao esporte. A verba é originária do edital de Jogos do Interior “Mais Esporte” e vai beneficiar o 24º Festival Cultural das Tribos Indígenas do Alto Rio Negro (Festribal). O evento conta com um torneio de jogos indígenas e vai reunir mais de 2 mil atletas indígenas da região.

O edital foi criado pelo governador Wilson Lima como forma de impulsionar a prática esportiva em todo o estado. “O município de São Gabriel da Cachoeira está recebendo todo o apoio do Governo do Amazonas, na pessoa do governador Wilson Lima, que tem um olhar sensível ao esporte.

O edital Mais Jogos no Interior é uma das nossas ferramentas para continuar no caminho do desenvolvimento esportivo da região”, disse Jorge Oliveira, diretor-presidente da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar). No município, o governo estadual fez a entrega de materiais esportivos para todas as modalidades do Projeto Esporte Lazer na Capital e Interior (Pelci), como bolas de futebol, futsal, handebol, vôlei, apitos, cartões e redes de campo. Para as modalidades de Jiu-jitsu e judô foram entregues 50 quimonos.

Para o morador Cristiano Santiago, incentivos como esses são importantes para que a juventude do município possa se sentir motivada a integrar um projeto social na sua comunidade. “Sabemos que o interior guarda muitos talentos, então quando o poder público chega para incentivar esse jovem, ele mostra comprometimento com o futuro cidadão”, disse. O Festribal volta a acontecer após dois anos de paralisação devido à pandemia de Covid-19, e conta com o apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) e Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC).

Edital

O Jogos do Interior “Mais Esporte” prevê os jogos sendo divididos nas seguintes categorias: Masculino, Feminino, Masculino Indígena e Feminino Indígena. As modalidades esportivas coletivas para as categorias Masculina e Feminina serão futebol de campo, futebol de salão, voleibol e handebol. As modalidades individuais serão corrida de rua – 10km, corrida de velocidade – 100 metros, judô, jiu-jitsu e wrestling. Já nas modalidades coletivas para as categorias Masculino e Feminino Indígena, os esportes disputados serão o cabo de força, futebol de campo, além dos desportos e jogos tradicionais específicos coletivos de cada etnia. Nas modalidades individuais, os esportes serão o arco e flecha, arremesso de lança, canoagem, corrida com tora, corrida de resistência, corrida de velocidade, lutas corporais e os desportos e jogos tradicionais específicos individuais de cada etnia.

Foto Tácio Melo/Secom e Divulgação/Faar