Vacinação contra Covid-19, consultas médicas, suporte de ambulância e outros serviços de saúde serão disponibilizados à população

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e da Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), segue dando suporte às prefeituras municipais do interior do Amazonas para acelerar a imunização contra a Covid-19. Uma ação de intensificação da vacinação está sendo realizada em Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros de Manaus), nesta sexta-feira (1º/04), durante as comemorações do aniversário da cidade.

Durante o primeiro dia de festejos, equipes da SES-AM e da FVS-RCP irão atuar nos postos de vacinação montados na Escola Municipal Alegria de Saber, localizada na rua Governador Ângelo do Amaral, no Centro. Na ação, estão sendo disponibilizadas doses pediátricas da vacina e a 1ª, 2ª e 3ª doses para o público adulto, além da 4ª dose, para as pessoas com alto grau de imunossupressão e idosos a partir de 70 anos que receberam a dose de reforço (terceira dose) há pelo menos quatro meses.

O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), em parceria com a SES, também estará dando apoio nas ações de saúde, oferecendo consultas em clínica geral e em especialidades médicas, como ortopedia e ginecologia, fazendo rastreamento de mulheres que precisam de cirurgias ginecológicas, além da intensificação dos procedimentos de endoscopia digestiva, nesta sexta-feira, no horário de 8h às 17h, na Escola Municipal Alegria de Saber.

A SES-AM também irá disponibilizar duas ambulâncias que servirão de suporte e serão acionadas caso seja necessário realizar a transferência inter-hospitalar de pacientes de Rio Preto da Eva para Manaus. A Central de Medicamentos do Amazonas (Cema) reabasteceu o município, repondo o estoque de medicamentos e suprimentos, que serão utilizados durante a ação.

Nos dias dos shows, será montada a Barraca da Saúde no Balneário Municipal, na avenida Governador Conrado Niemeyer, na rodovia AM-010, com a oferta de diversos serviços de saúde, entre eles aferição de sinais vitais, pressão arterial, glicemia e primeiros socorros.

 

Fonte: SES-AM

Foto: Rodrigo Santos