InícioMANAUSGoverno do Estado entrega setor Pré-Natal de Alto Risco da Policlínica Codajás...

Governo do Estado entrega setor Pré-Natal de Alto Risco da Policlínica Codajás totalmente ampliado

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), realizou na segunda-feira (06/11), na Policlínica Codajás, a entrega do setor Pré-Natal de Alto Risco totalmente ampliado.

Com essa ampliação, a unidade de saúde passa a atender 1.200 gestantes mensalmente, ou seja, cinco vezes mais, que o quantitativo do antigo espaço, que atendia cerca de 200 usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS).

O secretário titular da SES-AM, Anoar Samad, afirmou a parceria e o compromisso do governador Wilson Lima com a saúde pública. “Esta é mais uma entrega do Governador do Amazonas, um ambulatório totalmente ampliado e com uma equipe multidisciplinar para melhor atender todas as mamães do estado, em espaço adequado para casos de gravidez de alto risco”, destacou o secretário.

A unidade é especializada no atendimento de grávidas de alto risco, oferecendo um pré-natal diferenciado para as pacientes encaminhadas. Antes da ampliação, o setor contava com o atendimento de dois obstetras e um enfermeiro, agora o local contará com quatro obstetras, três enfermeiros, um especialista em ultrassonografia e um clinico geral, com 50 consultas semanalmente em cada especialidade, aumentando assim o número de atendimentos às grávidas.

Além da ampliação, o setor também recebeu reparos em geral, com pinturas novas, piso novo, condicionadores de ar, portas e janelas, louças para banheiro, luminárias, além de novos equipamentos, computadores e a instalação do novo sistema de prontuários eletrônicos, que facilitará o atendimento ao público e dará agilidade nas consultas. De acordo com o diretor geral da Policlínica Codajás, Ráiner Figueiredo, o trabalho de revitalização do novo espaço durou alguns meses e contou com uma equipe de profissionais preparados.

“Pensamos em cada canto deste espaço, salas, pisos, paredes, texturas das cores, visando proporcionar um lugar acolhedor às nossas grávidas. Meu agradecimento a todos que colaboraram. Agora acredito que, além de saúde pública, teremos um espaço cheio de amor para nossas pacientes do SUS”, ressaltou. *

Pré-Natal Alto Risco* O serviço que, até junho de 2017, funcionava na Maternidade Balbina Mestrinho, foi transferido para a Policlínica Codajás, em julho do mesmo ano, pela necessidade de um espaço exclusivo, a implementação do serviço via regulação e ambulatorial, para as gestantes de alto risco do estado. *Novas usuárias do SUS* Para o atendimento na unidade, a gestante precisa ter as primeiras consultas em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), para que posteriormente seja encaminhada via Sistema de Regulação (Sisreg), indicando qual fator de risco a enquadra em “Alto Risco”, iniciando assim o acompanhamento clínico com identidade e cartão do SUS, junto dos exames. A primeira avaliação no Setor de Alto Risco é feita pela equipe de enfermagem, que faz um relatório sobre o estado de saúde e, posteriormente, é encaminhada para o médico ginecologista e obstetra, o qual faz o acompanhamento de acordo com a situação da gestante.

*FOTO*: Douglas Santos/SES-AM



Artigos Relacionados

LEIA MAIS