TCE

Entre alunos e visitantes, o Hapvida +1K recebeu mais de 1 mil participantes na tarde do último sábado (21), na orla da Ponta Negra, em ação realizada para chamar atenção da população sobre a prevenção ao suicídio.

Com muita animação, o evento começou às 15h com concentração do público em frente ao palco e entrega das camisas para alunos e visitantes. Para aquecer, os professores de educação física junto aos mascotes do Hapvida Saúde, realizaram o aquecimento com os participantes com diversos ritmos para deixar todos preparados para as atividades.

“Essa edição do Hapvida +1K vem para alertar sobre a importância da existência de cada ser humano e que a prática de exercícios físicos pode salvar vidas, pois a interação com outras pessoas e o envolvimento com novas atividades promovem um novo despertar”, afirma o coordenador do projeto Hapvida +1K em Manaus, Anderson Martins.

O psicólogo do Hapvida Saúde, Wilton Cabral, fez exposição sobre o assunto e apontou que a depressão é uma das principais causas do suicídio, pois as variáveis são inúmeras. “Podemos até pensar que mesmo o indivíduo que cometeu suicídio teria dificuldades de explicar os motivos, pois é uma angústia muito relevante com uma sensação de vazio significativo e sem uma explicação lógica”, explica o médico.

Além disso, ele alerta que é preciso ficar atento e compreender o suicídio como uma realidade que pode afetar pessoas próximas e é fundamental conversar a respeito. “Os suicídios podem ser evitados desde que tenhamos conhecimento sobre seus sintomas, causas e formas de evitá-lo”, destaca o especialista.

O médico indicou o número 188 como canal de atendimento do Centro de Valorização à Vida (CVV), que funciona 24 horas por dia, de forma gratuita. Caso considere melhor escrever, pode utilizar o atendimento por chat e e-mail, disponíveis no site do CVV. Todos os atendimentos são mantidos em estrito sigilo.

Programação

Com o objetivo de proporcionar mais saúde e trazer os benefícios da atividade física aos participantes, foi a vez de suar a camisa com a largada da corrida, onde mais de 400 atletas e amadores  percorreram o trajeto até a rotatória do complexo turístico.

Outras opções de atividade física atraíram a participação do público, como treino funcional, caminhada, gincana de atletismo e diversas atividades para as crianças. Para ganhar força e recarregar as energias, também foram distribuídos água e lanche saudável.