Do dia 6 ao dia 8 de outubro, a prefeita Patrícia Lopes, juntamente com a secretária de Saúde do município, Mariane Abreu, estiveram na capital federal para cumprirem extensa agenda institucional.

Já no primeiro dia, a prefeita atendeu ao convite do presidente da Câmara em exercício, o deputado federal amazonense Marcelo Ramos, que anunciou o aumento do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), o que beneficiará todos os municípios do Brasil.

Para o município de Figueiredo, Marcelo Ramos também assegurou que dará mais recursos de emendas parlamentares, que serão direcionados à Saúde Básica.

Ainda no primeiro dia, a prefeita se reuniu com o deputado federal Alberto Neto e com o senador Plínio Valério, para os quais apresentou o projeto do novo Mercado Municipal. O senador Plínio já assegurou à prefeita um milhão de reais, que serão investidos no novo mercado.

No segundo dia, a agenda foi voltada para os senadores Eduardo Braga e Omar Aziz.

Braga seguiu com o compromisso de garantir mais recursos para a recuperação do sistema viário da cidade, além de mais recursos também para a obra do novo hospital municipal.

Já o senador Omar Aziz, além de fazer um compromisso em torno do projeto do novo hospital, se encantou com o projeto do novo mercado municipal.

Ele comentou que será um marco para Figueiredo, já que se trata de uma cidade turística e merece ter um mercado novo, moderno e acolhedor, assim como está no projeto apresentado pela prefeita.

Para finalizar os compromissos institucionais, a prefeita foi, no dia 8, ao Ministério da Saúde, solicitar da área técnica maquinários para o novo hospital/maternidade e foi também ao Ministério da Educação para ter assegurado, o envio de recursos do FNDE (Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação) para a aquisição de novos ônibus e de kits esportivos. Esse recurso também é fruto da articulação política do senador Eduardo Braga.