TCE
Problemas no
aplicativo Caixa Tem causam transtornos e banco recomenda que alguns
beneficiários compareçam à agência para atualizar cadastro do app
 Desde que o
auxílio emergencial e o saque do FGTS começou a ser pago, o aplicativo Caixa
Tem, utilizado para movimentar o dinheiro, passa por instabilidades durante o período em
que o valor é depositado para o beneficiário
. O problema está
causado transtornos e virou dor de cabeça para muitos brasileiros. Em busca de
respostas, beneficiários são orientados a recorrer ao atendimento presencial
nas agências, mesmo em meio à pandemia de covid-19.
 A diarista Denise Silva, de 38 anos, chegou
cedo à agência da Caixa na Quadra 102 do Sudoeste, o único jeito de resolver o
problema que a impede de receber o auxílio emergencial de R$ 600. Ela conta que
deveria ser beneficiada com a terceira parcela no dia 22 de julho, mas até
agora não conseguiu receber nem a segunda parcela do benefício.
 Para
retirar o dinheiro em lotéricas ou caixas eletrônicos, o beneficiário precisa
de um código gerado pelo aplicativo. Mesmo com o app instalado, Denise reclama
da instabilidade no programa. “A única solução foi vir na agência, porque
ligo no 111 e dizem que o dinheiro já caiu automaticamente na conta, mas não
consigo acessar”, explica. “Conheço muita gente que está com o mesmo
problema. Eu preciso desse auxílio, minhas contas estão todas atrasadas”,
desabafa a diarista.
 O operador de caixa Fernando Alves, de 38
anos, enfrenta o mesmo problema. Ele tenta acessar o auxílio emergencial do
FGTS, creditado nesta segunda-feira (20/7), aos trabalhadores nascidos em abril.
“O aplicativo não funciona. Coloco meus dados no cadastro e aparece uma
tela pedindo para voltar ao início novamente. Por isso vim na agência ver o que
podem fazer no meu caso”, comenta.  O valor do saque é de até R$
1.045, considerando a soma dos saldos de todas as contas ativas ou inativas com
saldo no FGTS.
 Os relatos dos usuários nas redes sociais
indicam que as instabilidades no app acontecem desde o acesso, passando por
serviços indisponíveis, até o “sumiço” do benefício do extrato do
Caixa Tem. A outros usuários, a plataforma pede para regularizar o cadastro do
aplicativo. 

 Caixa se explica

 Correio está
em contato com a Caixa Econômica Federal há duas semanas para entender o que os
usuários que enfrentam problemas podem fazer para resolver a questão. O banco
alega constantemente que os problemas são causados pela alta demanda – que já
registrou mais de 500 mil acessos simultâneos – e diz que as falhas não estão
associadas a ataques hackers, ao
contrário do que admitiu o presidente da instituição Pedro Guimarães, na
sexta-feira (17/7). 
 Segundo a
Caixa, em alguns casos de “sumiço” do dinheiro das contas, é possível
que o auxílio tenha sido transferido automaticamente da conta social para a
conta bancária informada pelo beneficiário no momento do cadastro. 
 Já nos casos de bloqueios, o banco explica que
a área de segurança “monitora continuamente as contas e acessos e, em caso
de suspeita, realiza o bloqueio preventivo da conta para proteger os
clientes”. Nesses casos, usuários que recebem a mensagem: “procure uma
agência da Caixa com seu documento de identidade para regularizar seu
cadastro”, devem seguir essa orientação para a regularização do acesso e conta.
 Segundo a instituição, já foram pagos mais de
R$ 121 bilhões em auxílios para 65,2 milhões de pessoas desde o início da
pandemia de covid-19. 
Foto: Marcello Casal Jr.