Dando sequência as entrevistas do quadro ‘De olho no voto’, o Portal Foco Amazônico recebeu nos estúdios na última quinta-feira, 22, o candidato a vereador de Manaus, pelo partido Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Marcos Apurinã.
Líder indígena, nascido em Boca do Acre, ativista, defensor dos direitos indígenas e do meio ambiente, Marcos iniciou a vida política em 2018 quando se candidatou a deputado federal, não se elegeu, então em 2020 decidiu candidatar-se novamente, agora para vereador.
Existem em Manaus cerca de 40 mil indígenas, e o candidato conta que caso eleito buscará lutar pela inclusão dessas pessoas nas políticas públicas, dar voz aos povos indígenas que estão esquecidos pelo Estado.
Pensando na educação, o candidato visa melhorias nos centros educacionais indígenas e visa projetos que implantem mais assiduamente a cultura indígena na sociedade manauara. Incluir a língua nativa na grade escolar é uma de suas metas.
Por ser um ativista do meio ambiente, Marcos Apurinã afirma que “cada voto que eu receber, será uma árvore plantada em Manaus”, esse é o primeiro compromisso do candidato pos eleições.
Por Thais Ramos