TCE

O prefeito de Coari, Keitton Pinheiro, assinou nesta segunda-feira (19), na comunidade Tauana, a ordem de serviço para a construção de 20 casas destinadas às famílias que foram vítimas de um deslizamento de terra, no ano passado, que resultou em grandes perdas materiais. A iniciativa marca o início do projeto de reconstrução da comunidade, que será executado pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra).

Ao lado de vereadores e secretários, Keitton Pinheiro agradeceu a todos pela parceria incansável e reafirmou o compromisso de continuar prestando toda assistência necessária aos comunitários. “Quero enfatizar que os moradores podem sempre se sentir acolhidos, pois estamos comprometidos em contribuir com o bem-estar de todos. Juntos, reconstruiremos Tauana e fortaleceremos os laços que nos unem como uma comunidade resiliente”, frisou.

De acordo com o prefeito, serão construídas 20 residências, cada uma com terreno padrão de 15×25 e título definitivo. Além disso, a prefeitura ainda construirá uma escola no local e os fiéis uma igreja. A área receberá pavimentação, rede elétrica e hidráulica, poço artesiano e haverá esgoto com fossa em cada casa. “A comunidade será reconstruída, de forma planejada, com todos os benefícios que os moradores têm direito. É um projeto modelo”, enfatizou.

A execução das obras foi celebrada com alegria e gratidão pelos comunitários, como destaca a moradora Maria Padilha. “A gente é muito grato ao senhor prefeito, por estar aqui dando início e realizando o sonho das pessoas que perderam suas casas, que estavam em área de risco, proporcionando uma nova moradia em local seguro”, disse.

O líder comunitário Ozeias também destacou a importância da ação da prefeitura e a felicidade de receber Keitton Pinheiro, mais uma vez, na comunidade. “Na primeira vez, ele veio ver como estava a situação, hoje veio trazendo uma parte do material para iniciar a obra das casas que ele prometeu que ia reconstruir. Graças a Deus, hoje inicia o trabalho da construção. Obrigado prefeito! Em nome da comunidade eu quero lhe agradecer”, declarou.

O deslizamento na comunidade Tauana aconteceu no dia 29 de setembro de 2023, ocasionado pelo fenômeno das “terras caídas”, comum na região. Quatro casas foram destruídas e outras 12 ficaram interditadas, deixando 16 famílias desabrigadas. No geral, mais de 70 pessoas foram afetadas. Uma das famílias atingidas teve perda total, as demais conseguiram retirar seus bens materiais a tempo.

Na ocasião, a prefeitura forneceu ajuda humanitária (cestas básicas, kits de higiene e pescado), abrigo e outras assistências aos desabrigados, além de tomar providências para que novas moradias fossem construídas em um local seguro. A Secretaria Municipal de Infraestrutura realizou a topografia da área e levou maquinário especializado para trabalhar na preparação do novo terreno para a reconstrução das casas.