Coari – O Prefeito de Coari, Keitton Pinheiro, concederá adicional de insalubridade em grau máximo, o equivalente a 40% do salário mínimo, aos servidores municipais que trabalham na coleta e industrialização do lixo urbano. A medida está prevista em Decreto, assinado pelo prefeito no último sábado (5), durante o lançamento da campanha “Coari Cidade Limpa”. O documento foi publicado nesta terça-feira (08), no Diário Oficial dos Municípios do Amazonas, e já está em vigor.

De acordo com Keitton Pinheiro, o pagamento do adicional é um reconhecimento a atuação dos trabalhadores da área da limpeza, além de um compromisso firmado com a classe. “Esta é uma forma de demonstrar a gratidão e o respeito que temos por vocês que estão todos os dias, sob sol e chuva, fazendo a limpeza da nossa cidade. Isso, meus amigos, é apenas o início da valorização do servidor. Vamos ter muitas notícias boas”, garantiu o prefeito.

Pinheiro destacou, ainda, que as trabalhadoras e trabalhadores da limpeza pública também terão assegurados dois dias de folga anuais, sendo um no primeiro semestre e outro no segundo, para, sem prejuízo da remuneração, comparecerem a exame periódico de saúde nas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) existentes no município, conforme escala previamente divulgada pelos órgãos envolvidos no atendimento.

Os benefícios anunciados pelo prefeito, previstos no Decreto Municipal Nº 972, de 04 de Fevereiro de 2022, devem atingir mais de duas mil famílias, cujos responsáveis trabalham na coleta de lixo, atividade que abrange a varrição, limpeza, roçagem, capinagem, separação, recolhimento e transporte do lixo nas ruas, avenidas, becos, terrenos baldios e bens de domínio público na área urbana do Município de Coari, e nas suas vilas e distritos.

Para Edmar Lima, um dos servidores que receberá o adicional de insalubridade equivalente a R$ 484,80 e as folgas anuais para cuidar da saúde, o momento é de comemoração e agradecimento. “Pedi a Deus que desse direção para ele (Keitton Pinheiro) e hoje estou vendo o resultado, com esse aumento de 40% para nós. Quero agradecer a Deus e ao nosso prefeito por nos conceder esses benefícios”, comentou.

Coari Cidade Limpa

A campanha “Coari Cidade Limpa” teve sua abertura oficial no último sábado (05), no Ginásio Geraldo Granjeiro, com a participação do prefeito Keitton Pinheiro, do vice Edilson Lima e outras autoridades locais. A iniciativa irá promover serviços de limpeza e conscientização ambiental em toda a cidade e também na zona rural do município, visando contribuir com a diminuição do risco de danos ao meio ambiente e a saúde da população, promovendo mais qualidade de vida para todos os coarienses.