Coari – O prefeito de Coari, Keitton Pinheiro, na companhia de vereadores, participou, nesta sexta-feira (29), do encerramento do projeto “Cidadania nos Bairros”, iniciativa que levou uma série de atendimentos e serviços públicos para os moradores do Pera. A programação, que faz parte do calendário comemorativo em alusão aos 90 anos de emancipação política do município, aconteceu durante os últimos três dias com a atuação de todas as secretarias que compõem a Gestão Municipal.

De acordo com o prefeito, o projeto é uma extensão das Ações de Cidadania realizadas na Zona Rural, que levam a Gestão Pública para mais perto da população, e foi idealizado com o objetivo de fortalecer o respeito às pessoas, um compromisso do seu governo. “É uma iniciativa que valoriza o povo e oferece muitas oportunidades por meio dos cursos do Capacita Coari, da emissão de documentos, dos serviços socioassistenciais, dos atendimentos na área da saúde e das atividades educacionais e esportivas”, apontou.

Keitton Pinheiro garantiu que a nova ação será estendida a outros bairros, contando com toda a estrutura de serviços da prefeitura. Além disso, anunciou, ainda, a implantação do “Prato Solidário”, um projeto-piloto que inicia pelo Pera, com distribuição diária de sopa àqueles que mais precisam. “E não para por aí, também levaremos essa importante iniciativa para as outras regiões da cidade. Dessa forma, com muita dedicação, vamos continuar trabalhando por uma Coari melhor”, afirmou o prefeito.

Um dos principais destaques do “Cidadania nos Bairros”, no Pera, foi o Programa Municipal Capacita Coari, que promoveu a capacitação de aproximadamente 300 pessoas em cursos nas áreas de gastronomia, embelezamento e artesanato. Toda a produção dos alunos foi exposta em uma grande mesa na rua do Ginásio Pedro Padilha, sendo que os doces e salgados foram distribuídos para a população no fim do evento.

A participante do curso de Doces e Salgados, Marcilena Oliveira dos Santos, de 18 anos, disse que aproveitou a oportunidade para se qualificar, visando dar continuidade no próprio negócio. “Já sabia um pouco, mas queria ir além e ter o certificado. Foi mais um aprendizado importante que adquiri esses dias. Agora vou voltar a vender doces e salgados com muitas novidades”, comemorou.

Todos os alunos receberam o certificado de realização dos cursos e o Capacita Coari também promoveu a certificação das capacitações realizadas no último mês, as quais beneficiaram em torno de 440 pessoas.

O projeto “Cidadania nos Bairros” teve início na quarta-feira (27), ofertando diversos serviços como emissão de documentos, atendimentos do Cadastro Único e orientações e atendimentos socioassistenciais às famílias.

O encerramento nesta sexta contou ainda com concurso de gastronomia, apresentações culturais e atividades esportivas, dentre elas, futebol travinha, vôlei de rua, basquete 3×3, queimada, barra bandeira, concurso “Garota do Bairro” e Passeio Ciclista das Luzes.

Durante toda a sexta também teve oferta de serviços na área de saúde como ultrassonografia com o aparelho de ultrassom portátil adquirido recentemente pela gestão de Keitton Pinheiro, atendimento médico, de enfermagem, psicológico, odontológico, bem como teste rápido, vacinação, distribuição de kits odontológicos, emissão de cartão SUS e distribuição de medicamentos.