TCE

O tema deste ano é “Ervas e Especiarias”. Os Butecos participantes desta 23ª edição trabalharão suas receitas de forma criativa e inovadora, com os ingredientes propostos

A 23ª Edição do concurso Comida di Buteco, acontecerá entre os dias 07.04 a 30.04. No Brasil participarão 1mil butecos e em Manaus 20 participantes apresentarão seus deliciosos petiscos. O tema deste ano é criativo “Ervas e Especiarias” e a missão é “Transformar vidas através da cozinha de raiz – Buteco extensão de sua casa. O tema escolhido faz parte da história da humanidade e dos caminhos da culinária ao redor do mundo! As ervas e especiarias são utilizadas nas cozinhas de todo o mundo, permitem apropriações regionais e possuem uma ampla variedade, permitindo que os butecos possam explorar e abusar da criatividade.

Após um 2022 de sucesso com retorno ao concurso presencial, o Comida di Buteco reforça a importância da cultura de buteco como uma essência dos brasileiros, convidando a todos para conhecerem lugares e sabores caseiros, pois afinal, a vida é feita de buteco!

O concurso tem o foco sempre voltado para a valorização do pequeno comércio familiar, ele segue gerando resultados que impactam toda a cadeia produtiva do setor e ajudam a desenvolver circuitos turísticos demarcados pelos butecos participantes e promovendo desenvolvimento sócio-econômico.

Origem

O Comida di Buteco nasceu no ano 2000, na cidade de Belo Horizonte, como uma atividade promocional da extinta Rádio Geraes FM, com objetivo de resgatar butecos familiares e sua cozinha local. Hoje cobre todo o país, é realizado em abril, simultaneamente em todas as cidades, demarcando esse período do ano como o mês de comemorar a cultura de buteco no Brasil. Desde 2016 elege também o MELHOR BUTECO DO BRASIL e já se consolidou como o maior concurso do gênero.

Em 2022 o Comida di Buteco atingiu marcas históricas em sua performance:

• +9 milhões pessoas impactadas diretamente nos butecos
• 900 mil votos
• 730 mil fãs e 82 milhões de impressões nas redes sociais do concurso
• 10 milhões de alcance nas redes sociais
• 9 milhões de pageviews no site
• Mais de R$ 300 milhões de impacto na cadeia de valor do nosso ecossistema
• 100 mil turistas presentes nos circuitos
• + de 8 mil empregos gerados

Sua mecânica

É um Concurso e não um festival, pois elege-se o Melhor Buteco de cada circuito e não o melhor petisco! Temos vencedores e 20% dos butecos são desclassificados para o ano seguinte, gerando renovação e acirrando a competitividade.

Na primeira etapa, em cada uma das cidades participantes, os butecos pré-selecionados apresentam os petiscos criados especialmente para a competição. O público e um corpo de jurados visita, vota e elege o campeão, avaliando quatro categorias: petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%.

Na segunda etapa, em junho, uma nova comissão de jurados, escolhida especificamente para esse momento, vai visitar os campeões de cada cidade avaliando sua performance nas mesmas quatro categorias (petisco, atendimento, temperatura da bebida e higiene). Cada campeão recebe três jurados. Elege-se aí o MELHOR BUTECO DO BRASIL, que será conhecido e premiado no mês de julho.

Para mais informações acessem o site: comidadibuteco.com.br e sigam as redes socias Facebook: /comidadibuteco, Instagram: _comidadibuteco e Twitter: @_comidadibuteco. Este ano o Concurso conta com o patrocínio de: Mc Clain, Frontera, Tijuca Pilsen, Chandon, Santander: Empreendedorismo e Gastronomia, Delta, Gordon’s, Solar Coca-Cola, Assaí Atacadista, Piraquê e Simpla

 

 

Fonte: F5 Comunicação

Foto: Divulgação