TCE
Foto: Divulgação

Foi dado início, na manhã desta terça-feira (01), ao Termo de Cooperação Técnica entre a Superintendência Federal do Ministério da Aquicultura no Amazonas e Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), com o objetivo de organizar, catalogar e digitalizar, aproximadamente 110 mil processos de pescadores, aquicultores, embarcações pesqueiras e empresas pesqueiras, inscritas no Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP) no estado. A iniciativa foi concretizada por intermédio do deputado estadual, Álvaro Campelo (Progressistas), que tem atuado intensamente no segmento da pesca.

 Para o Chefe da Divisão de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura no Amazonas, Vinícius Lopes, o arranjo institucional firmado com o Acordo de Cooperação reforça o alinhamento e a parceria entre Estado e União, em favor do Setor Pesqueiro e o desenvolvimento do segmento no estado. “Já faz algum tempo que a gente vem trabalhando na consolidação desse acordo e, recentemente, a gente conseguiu concretizar a fase burocrática. Agora, entra a fase prática, graças aos ao Governo do Estado, na pessoa do secretário Petrúcio e ao incansável apoio do deputado Álvaro. A gente espera agora que, com esses estagiários, seja possível potencializar a nossa capacidade operacional de um serviço de qualidade para os pescadores do Amazonas”, disse Vinicius.

 O secretário de Estado de Produção Rural, Petrúcio Magalhães, classifica o inicio do treinamento como um dia muito especial para pesca artesanal do Amazonas. “Uma ação simples, mas são nas ações simples que surgem os melhores resultados. Aqui, nós estamos fazendo um resgate de milhares de processos que serão digitalizados por esses estagiários que a Secretaria de Produção Rural do Governo do Estado está disponibilizando para a Superintendência Federal de Agricultura, possam ajudar no destravamento da parte burocrática, que vai ajudar aquelas pessoas que mais precisam, que são esses pescadores no interior”, pontuou.

 O deputado Álvaro Campelo destaca a ação como uma iniciativa estratégica e muito necessária, que trará dignidade e qualidade de vida aos trabalhadores do setor. “É um momento histórico para todos os pescadores do estado, em especial, aqueles que ainda estão aguardando a atualização dos seus dados para poderem receber os benefícios do Governo Federal. É uma ação com um alcance social enorme, que vai beneficiar quase 110 mil pescadores do Amazonas”, afirmou o parlamentar.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Dep. Álvaro Campelo

Foto: Divulgação