Manaus – Mais de 50 ocorrências foram registradas em Manaus por conta das chuvas intensas. O Centro de Cooperação da Cidade registrou mais de 40 nesta segunda-feira (7), em decorrência das chuvas, sendo a maior parte delas no trânsito. Conforme o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, na noite desta segunda-feira, ainda deve registrar um índice pluviométrico moderado.

O início do dia foi marcado pelo alerta do Cemaden de que as chuvas teriam intensidade fraca a moderada no decorrer das primeiras horas de hoje, liberando as águas acumuladas. Entretanto, a pluviometria até às 17h ainda indicava 26 milímetros de chuva, número normal. Também houve mais seis ocorrências registradas pela Central 199 da Defesa Civil de Manaus e 48 pelo 0800 do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana.

As ocorrências mais urgentes foram registradas no conjunto residencial Cidadão Manauara 1, no bairro Santa Etelvina, zona Norte, e na comunidade da Sharp, no Armando Mendes, zona Leste. Agentes da Defesa Civil e equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) estiveram nos locais.

Uma chácara localizada no terreno vizinho ao conjunto residencial Cidadão Manauara 1, teve o muro derrubado em virtude do grande fluxo de águas, decorrentes da chuva registrada nesta segunda-feira. A pressão da água causou uma erosão, gerando o alto risco de deslizamento, atingindo os apartamentos dos blocos 5, 6 e 7 do residencial.

O trânsito registrou um número expressivo de ocorrências, tendo como uma das mais graves, o acidente com vítima lesionada entre um ônibus da empresa Global e uma carreta, na rodovia federal BR-319 (Manaus – Porto Velho), no Distrito Industrial, zona Sul. A cobradora do transporte coletivo que teria ficado presa nas ferragens, foi removida e encaminhada para um hospital próximo ao local.

Para informar sobre acidentes ou alguma emergência basta entrar em contato nos números 199, da Defesa Civil; 153, da Guarda Municipal; e o 0800 092 1188, do IMMU.