TCE

“Haverá de chegar o dia em que o Flamengo não precisará de jogadores, nem de
técnicos, nem de nada. Bastará a camisa aberto no arco. Diante do furor impotente
do adversário, a camisa rubro-negra será uma bastilha inexpugnável”. A frase, com a
licença do exagero poético de Nelson Rodrigues, mostra o peso e a importância que
tem a camisa de um clube para quem é apaixonado por futebol.

E para celebrar o “manto sagrado” do time de coração, o Manauara realiza a partir
desta sexta-feira (13) e até o dia 29 de agosto, a exposição de Camisas de Futebol de
Grandes Clássicos do Brasil. O evento tem lugar no deck do Piso Castanheiras e
acontece em parceria com os colecionadores Iuri Godinho, do canal Vestiário, no
YouTube, e Teófilo Teles. Eles lideram o grupo ‘Camiseiros’, que realiza eventos de
colecionadores de camisetas esportivas em todo o país.

De acordo com Teófilo, serão 24 camisetas de 12 clássicos brasileiros e regionais,
como o Fla x Flu (Flamengo e Fluminense), o clássico paraense Re-PA (Remo x
Paysandu) e o inesquecivel embate amazonense Rio-Nal (Rio Negro x Nacional), que
teve seu auge na década de 70, mas que até hoje aquece o coração de várias
gerações de torcedores barés.

“Um dos destaques será a camisa do Corinthians usada por Ronaldo (Fenômeno) e a
camisa do Santos usada por Neymar em 2012”, diz ele. “Essa exposição contempla 12
clássicos, e o critério que nós utilizamos foi o da relevância da torcida, com base em
pesquisas a que tivemos acesso. Incluímos a homenagem ao clássico do Amazonas,
que, sabemos, não tem o mesmo número de torcedores de outras épocas, para
prestar uma homenagem à cidade”, afirma, informando que no dia 28, no Manauara,
haverá ainda um encontro entre colecionadores de camisetas de clubes.

Os clássicos são:

• Vasco X Flamengo
• Flamengo x Fluminense
• Palmeiras X Corinthians
• São Paulo x Santos
• Grêmio X Internacional
• Cruzeiro X Atlético MG
• Paysandu X Remo
• Sport X Náutico
• Bahia X Vitória
• Ceará X Fortaleza
• Sampaio Correa X Moto Clube
• Nacional X Rio Negro

A força dos clássicos (boxe)

Os clássicos são o grande momento do futebol. Eles atiçam rivalidades históricas e
incendeiam o espírito competitivo que dá vida e emoção ao esporte. Do Rio x Nal, o
clássico do futebol amazonense, ao Fla x Flu, maior derby do futebol brasileiro, o
encontro entre dois grandes clubes rivais é sempre um momento histórico.
“Clássico é outro campeonato. Quando você fala de clássico você está falando de
outra realidade. Existe campeonato e existe clássico. Tem clássico que vale mais do
que um título. Tem torcedor que escolhe muito mais ganhar um clássico do que o
próprio campeonato, isso é um fato”, declara o colecionador e torcedor do Vila NovaGO, Teófilo Teles.

Sobre o Manauara Shopping

Inaugurado em abril de 2009, o Manauara Shopping tem sua temática inspirada na
fauna, na flora e na cultura da Amazônia, representados em grafismos, decoração,
mobiliários, pisos, forros e luminárias que possuem acabamento com cores e
materiais do artesanato local. O “Encontro das Águas” dos rios Negro e Solimões,
uma das maiores atrações turísticas de Manaus, inspirou o logotipo do
empreendimento e está representado na cobertura do edifício.

Com 47 mil m² de ABL, possui 234 lojas distribuídas entre os seus quatro pisos: Buriti,
Açaí, Tucumã e Castanheiras. Além de 13 lojas âncoras, possui 10 salas de cinema
PlayArte, Magic Games – espaço de jogos e diversões eletrônicas – e um teatro com
600 lugares. O Manauara Shopping tem certificação na ISO 14001 (Meio Ambiente)
concedidas em 2012 e ISO 45 (Saúde e Segurança) concedida em 2019. Possui
também o Certificado de Excelência 2016, na categoria Compras do TripAdvisor, pela
boa qualidade das avaliações que recebe de clientes e visitantes e está em terceiro
lugar na categoria Pontos Turísticos da cidade de Manaus.

Sobre a Aliansce Sonae Shopping Centers

A Aliansce Sonae é a líder nacional no setor de shopping centers e a maior
administradora do país. A companhia está presente nas cinco regiões brasileiras e
tem um portfólio de 39 shoppings, com participação em 27 empreendimentos e a
administração de 12 shoppings de terceiros.