TCE

Manaus – A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), iniciou nesta terça-feira (14), a intensificação de ações de controle do Aedes aegypti em áreas próximas do Centro de Convenções de Manaus, o sambódromo, por conta das festividades do Carnaval.

A ação seguirá até sexta-feira (17), atingindo áreas nos bairros Dom Pedro, Chapada e Alvorada, com varredura em 100% dos imóveis para eliminação de criadouros do mosquito, aplicação de larvicida e orientação à população sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do Aedes nos domicílios.

Além dos imóveis, os agentes de saúde irão realizar ações na Arena da Amazônia, Arena Amadeu Teixeira, no sambódromo, na Vila Olímpica de Manaus, kartódromo e barracões das Escolas de Samba.

Em janeiro deste ano, o município de Manaus registrou 44 casos confirmados de dengue, sendo que em janeiro do ano passado foram confirmados 127 casos da doença. Já no mês de fevereiro deste ano, até o momento, houve o registro de 19 casos confirmados. No mês de fevereiro de 2022, o número total foi de 150 casos.

De acordo com o chefe do Núcleo de Controle de Agravos Transmitidos por Aedes da Semsa, Edvaldo Rocha, o município de Manaus vem mantendo uma redução do número de casos de dengue, zika e chikungunya, mas que é importante continuar em alerta para o controle efetivo das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

“Manaus é uma capital com muitos imóveis, prédios em construções e é necessário manter as ações de prevenção e controle de forma constante, incluindo o trabalho feito em pontos estratégicos como a área do sambódromo, que são propícios para a proliferação do mosquito e com aglomeração de pessoas”, explicou Edvaldo Rocha.

A população também deve ficar atenta em caso de viagem no período de Carnaval e eliminar possíveis criadouros do mosquito nas residências.

“As pessoas que vão viajar devem ter atenção e não deixar vasilhas ou recipientes que possam acumular água nos imóveis, evitando, assim, a proliferação do mosquito”, recomenda Rocha.