TCE

O comprometimento com uma causa específica iniciou em 1995 quando presidente da APAE TEFÉ, que a tornou uma defensora dos direitos da pessoa com deficiência. Oportunidade ímpar que a conduziu para presidir a Federação das Apaes do Estado do Amazonas no período de 2015 a 31/12/2021 passando a guerrear pela autonomia, cidadania e respeito da pessoa com deficiência de todas as áreas, especialmente a intelectual e múltipla. Foram anos enriquecedores que com a ajuda de Deus, alcançou resultados satisfatórios para o movimento apaeano no Amazonas.

 

Este 15 de novembro, quando completa 62 anos, inicia o marco de um novo desafio em favor do próximo, participando ativamente da organização do evento beneficente batizado “GENEROSAMENTE REPARTE O QUE POSSUI COM OS POBRES (Salmos 112,9)” – UNIDOS EM PROL DO NATAL SOLIDÁRIO, através da Igreja Missionária Casa do Oleiro Ebenézer, onde congrega como pastora a oito anos, envolvida com os serviços sociais prestados pela igreja.

Daí, com o apoio da sua família e da Pastora Presidente da IMCOE, Marta Bastos Rodrigues Araújo, nasceu o projeto com o objetivo de fazer uma campanha para arrecadar gêneros alimentícios não perecíveis e produtos e higiene e limpeza, os quais serão organizados em cestas básicas pra serem doadas na primeira quinzena de dezembro às famílias necessitadas que foram visitadas pela equipe da Igreja. Nossa meta é beneficiar 500(quinhentas) famílias.

O evento acontecerá no dia 15/11/2022 no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques – situado na Avenida Constantino Nery, 5001 – Bairro Flores, Etapa 2, Piso E2 – MOGNO, das 16:00 às 22:00 horas. Já temos o apoio da Amazonastur, Secretaria de Estado de Cultura e Economia, Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas, Escola de Inglês ST’EIGHT,  Deputado Carlinhos Bessa e das seguintes denominações evangélicas: Assembléia de Deus Restaurando Vidas, Ministério Levítico Internacional Casa de Deus, Tarde da Bênção, Igreja Evangélica Pentencostal Missão Rhema, Igreja Internacional Shekinah para as Nações, Igreja Missão da Última Hora e Lagoinha São Paulo Interlagos.

Estamos nos empenhando para proporcionar para TODOS que se fizerem presente, uma festa da solidariedade e fraternidade com uma programação repleta de emoção com louvores, sorteios, apresentações, palavras abençoadas dos pastores: Gilmário Rodrigues, Moisés Silva, Paulo Moreira, Andresson Prispe, Aldomar Oliveira, José Guimarães e pregação com o Pastor Rafael Schimidt, participação do Cantor Gospel Ângelo Espírito Santo, do Evangelista Daniel Lima, do grupo de Dança Leão da Tribo de Judá, do Bispo Pedro Orlando e Bispa Sandra Picanço, da pastora Rosane Liane, da Pastora Marta  Bastos  Araújo Rodrigues e do Carlos Benício e seu teclado, Carlinhos Templos, dentre outros a confirmar.

Estamos nos alicerçando nessa palavra poderosa: “Portanto, meus amados irmãos, mantenham-se firmes, e que nada os abale. Sejam sempre dedicados à obra do Senhor, pois vocês sabem que, no Senhor, o trabalho de vocês não será inútil.” (1 Coríntios 15:58 – NVI, grifo nosso). Voluntariar-se é um ato de serviço, disponibilidade, amor e vontade de ajudar.

Todos nós lutamos todos os dias pela dignidade e acesso a direitos sociais dos mais pobres, uma busca incessante pela cidadania dessas pessoas. Queremos aproveitar a data de um simples aniversário para fortalecer a nossa causa e a melhoria de vida das famílias que atendemos”, explica Socorrinha Gil.

Em momento em que diversas sociedades no mundo, inclusive a brasileira, enfrentam seríssimas dificuldades como falta de emprego, de alimentos, guerra, seca, cheia, dentre outras mazelas sociais, Socorro Gil conclama os amazonenses, especialmente os que moram em Manaus, para uma Ação continuada de Amor, de solidariedade, de altruísmo, em favor dos menos favorecidos. “Se os nossos corações se unirem nesse propósito, passaremos juntos por essa adversidade e sairemos muito melhores, mais fortes e humildes, do que éramos antes”, enfatiza.

As doações de qualquer espécie já podem ser feitas. Tudo será direcionado para as famílias em situação de risco social, independente da causa, mas devidamente acompanhadas pelos voluntários das igrejas. “Estamos unindo forças com o que as igrejas já fazem. É um primeiro passo de um projeto maior que colocaremos em prática”, garante Socorrinha.

VOCÊ É NOSSO CONVIDADO! RESERVE 01 KL de Gênero alimentício não perecível OU produto de higiene e limpeza OU faça uma PIX/CPF: 111.300.322-72 do valor que Deus tocar no seu coração e GARANTA SUA ENTRADA PARA PARTICIPAR DO EVENTO.

 

Quem é Socorrinha Gil ?

Uma vencedora desde que nasceu, MARIA DO PERPÉTUO SOCORRO CASTRO GIL, filha do município de Tefé, aos 61 anos é a oitava de nove filhos de Francisco Gil e Alzira de Castro. Nasceu com deficiência física, vítima da síndrome da talidomida, e assim que chegou ao mundo despertou muitas preocupações, pelas dificuldades que enfrentaria.

Recebeu o amor, carinho e cuidados da família, mãe e irmãos, e sem saber que seria impossível para uma pessoa como ela brilhar, ela cumpriu todas missões, superou todos os desafios e brilhou. É uma das pessoas mais conhecidas e influentes na área que atua, conhecida como Socorrinha Gil, uma gigante social.

Destaque em sala de aula desde o primário, preparou-se para a docência e formou-se em Ciência e Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Fez pós-graduação em Administração e Supervisão Escolar, pela Universidade Federal de Araxá, Minas Gerais.

Começou a trabalhar em um hospital, o São Miguel, pertencente à Prelazia de Tefé, dos padres do Espírito Santo; até então, dirigido pela competente religiosa irmã Adonai, incentivadora de Socorrinha Gil. Já formada, entrou no mundo escolar como Secretária do Centro Educacional Gilberto Mestrinho; depois, como professora na Escola Estadual Santa Teresa e Escola Frei André da Costa; também exerceu o cargo de Administradora Educacional na então Unidade Educacional de Tefé – SEDUC.

Em 1997 tomou posse no Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região, assumindo o cargo de técnico Judiciário na Vara do Trabalho de Tefé. Em 2001 foi transferida para Manaus, ficando lotada na 4ª Vara do Trabalho, exercendo a função de Chefe do Setor Processual, onde viria a se aposentar em abril/2014.

Em junho de 1995, tornou-se a Primeira Presidente dq APAE TEFÉ, iniciando sua jornada em favor das pessoas com qualquer tipo de deficiência. De 2015 a 2021 foi a Presidente da Federação das Apaes do Estado do Amazonas, onde ampliou suas ações de ajuda para todo o estado.

Em 2022, mais uma vez contrariando as previsões de que iria curtir a aposentadoria junto da família, Socorrinha Gil assume mais uma missão, com a Criação de um instituto para trabalhar com crianças, adolescentes, jovens e famílias através de  ações sociais diversificadas voltadas especialmente as famílias em situação de vulnerabilidade econômica, social e risco pessoais, Instituto Alzira de Castro, a ser oficialmente lançado no dia 15 de novembro, aniversário de 62 anos dessa ilustre cidadã amazonense.

 

 

Fonte e Foto: Divulgação