TCE

A jovem Malu Junco, de 18 anos, se prepara para mudar para os Estados Unidos após conquistar uma bolsa de estudos no valor de R$ 2 milhões. A mineira de Pedralva, no Sul de Minas, alcançou a tão sonhada vaga na faculdade Claremont Mckenna, que fica no estado da Califórnia, depois de participar de uma seleção com quase seis mil candidatos de todo o mundo. Ela foi a única brasileira a ser contemplada pela Fundação Bill e Melinda Gates.

Malu conta que sempre gostou de estudar ciência e, ao mesmo tempo, disciplinas da área de humanas. “Fazia vários projetos envolvendo pesquisa e também desenvolvendo na parte educacional para trazer e fazer a ciência para todos”, disse.

No ano passado, a estudante mineira descobriu a faculdade Claremont Mckenna, porém o custo a desanimou, num primeiro momento. “Era meio que impossível estudar lá, pois o preço passava de R$ 2 milhões e minha família não conseguiria arcar com tudo. Mesmo assim, continuei no processo e me dedicando nos projetos”.

Malu conta que a faculdade, além de avaliar a parte acadêmica dos candidatos, observa as participações em projetos. Intensifiquei minha participação em olimpíadas científicas, fui medalhista de ouro e acabei utilizando tudo nos meus processos. Também tive que enviar redações contando de onde vinha e porque desejava estudar lá. Falei que era de uma cidade pequena, estudante de escola pública, apaixonada por ciência”, comenta.

Fonte: https://www.otempo.com.br/cidades/mineira-ganha-bolsa-de-r-2-milhoes-em-faculdade-nos-estados-unidos-um-sonho-1.2786916