InícioSAÚDEMinistério da Saúde recomenda como modelo o protocolo de acolhimento desenvolvido pela...

Ministério da Saúde recomenda como modelo o protocolo de acolhimento desenvolvido pela Policlínica Cardoso Fontes

A unidade da SES-AM oferece atendimento especializado a pacientes com tuberculose

 

O Ministério da Saúde recomendou como modelo no tratamento da tuberculose, o Protocolo de Acolhimento do Serviço Social (PASS), desenvolvido pela Policlínica Cardoso Fontes, unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM). Referência em Pneumologia Sanitária no Amazonas, a Policlínica Cardoso Fontes oferece tratamento especializado, com equipe multidisciplinar, a pacientes do Programa de Controle da Tuberculose (PCT).

 

De 2019 a 2023, cerca de 9.285 mil pacientes do PCT receberam, na unidade, o atendimento humanizado estabelecido nas orientações contidas no PASS. A secretário de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, destaca a importância do protocolo e do acolhimento que é dado ao paciente recebido na policlínica. “Ficamos extremamente satisfeitos com esse reconhecimento do Ministério da Saúde ao trabalho desenvolvido na unidade. O tratamento humanizado aos pacientes é prioridade e uma orientação expressa do governador Wilson Lima à rede estadual de saúde”, afirmou Nayara Maksoud.

 

Segundo dados da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), de janeiro a junho de 2024, já foram registrados 1.865 novos casos da doença no Estado. Nayara Maksoud destaca que programas como o que vem sendo desenvolvido na Policlínica Cardoso Fontes fortalecem as ações da Secretaria de Saúde no combate à tuberculose no Amazonas e, principalmente, mostram o êxito da adoção de políticas públicas de humanização no Sistema Único de Saúde (SUS).   

 

“A SES-AM trabalha tanto com a prevenção, quanto no tratamento da tuberculose. Nosso objetivo é, além de erradicar a doença do nosso Estado, também oferecer um tratamento especializado e humanizado aos nossos pacientes”, pontua Maksoud, ressaltando que a Policlínica Cardoso Fontes conta com equipe multidisciplinar qualificada permanentemente, além de infraestrutura moderna e completa para atender à população.

 

A tuberculose é causada pela bactéria Mycobacterium Tuberculosis, que afeta principalmente os pulmões. Tosse persistente, febre baixa, suores noturnos, perda de peso inexplicável, cansaço, fraqueza e falta de apetite são sintomas da doença. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são fundamentais para o controle da doença e a prevenção de complicações.

 

PASS

 

O diretor da Policlínica Cardoso Fontes, Vivaldo Munhoz, explicou que a construção do Protocolo de Acolhimento do Serviço Social teve como objetivo receber de forma humanizada os usuários do PCT da unidade, identificando e buscando resoluções para as questões sociais relacionadas ao processo de adoecimento por tuberculose no Amazonas. Munhoz informou que o PASS foi desenvolvido por profissionais de Serviço Social da unidade.

 

“O protocolo se mostrou uma estratégia importante, que impactou o planejamento, implementação, avaliação e padronização do processo de trabalho desenvolvido pelo Serviço Social. Os procedimentos foram criados pelas assistentes sociais Marklize Siqueira e Marly Marinho. Todos os pacientes em tratamento de tuberculose na Policlínica têm direito ao atendimento de assistência social”, explicou.

 

O protocolo, explicou o diretor, foi elogiado pelo MS que reconheceu e aprovou a iniciativa como um excelente passo para o processo de erradicar a doença no país. “Isso confere reconhecimento oficial ao trabalho que estamos realizando na unidade de saúde e aos profissionais envolvidos. Receber a aprovação do Ministério da Saúde não apenas valida o trabalho, mas também abre portas para maior colaboração e melhoria contínua nos serviços de saúde oferecidos à população”, ressaltou.

 

Em 2023, o PASS foi apresentado no seminário internacional “Compromissos de Alto Nível para a Eliminação da Tuberculose como Problema de Saúde Pública”, realizado pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS). O PASS da Policlínica Cardoso Fontes integrou o artigo “Experiências Exitosas em Tuberculose”, do Ministério da Saúde, publicado neste mês.



Artigos Relacionados

LEIA MAIS