TCE
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM

O presidente da Comissão de Transporte, Mobilidade Urbana e Acessibilidade (COMTMUA), Rosinaldo Bual (PMN), junto dos vereadores Capitão Carpê (Republicanos) e William Alemão (Cidadania) receberam nesta quarta-feira (17/3) representantes da Associação de Motoristas e Entregadores por Aplicativo do Estado do Amazonas (Ameap-Am), para discutir a segurança dos profissionais durante as corridas.

Segundo o presidente da Associação, Alexandre Matias, é preciso que o usuário desse tipo de modalidade de transporte, seja obrigado a colocar a foto na hora do cadastro, o que inibiria os assaltos. “Se nós somos obrigados a colocar nossa foto a disposição dos usuários para a segurança deles, porque essa mão não pode ser de duas vias? O que queremos é que eles também exibam suas fotos para que o motorista também tenham segurança”, solicitou.

Segundo Alexandre Matias, a CMM aprovou a regulamentação do transporte por aplicativo em 2018 e em 2019 fez uma alteração à Lei, acrescentando um artigo que prevê que o usuário insira a foto na hora do cadastro, o que não está sendo respeitado, segundo ele. “Faltou estipular uma multa para o não cumprimento desse artigo para que as empresas efetivem o cadastro apenas mediante a inserção da foto”, enfatizou.

Para tentar solucionar o problema, o vereador capitão Carpê vai propor uma audiência pública para debater melhor o assunto, mas adiantou que marcou uma reunião na próxima segunda-feira (22/3) com o superintendente do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), Sandro Diz, para tentar encontrar soluções para a melhorar a segurança destes profissionais.

“Toda colaboração é bem vinda nesse momento, os dados apontam quatro assaltos por semana aos motoristas de aplicativos, o que mostra a preocupação dessa classe. Vamos debater esse assunto com mais frequência regularmente para encontrar caminhos que garantam o exercício da profissão sem nenhum perigo”, disse.

O presidente da COMTMUA, vereador Rosinaldo Bual, afirmou que vai conversar com os demais vereadores da comissão para propor melhorias na legislação de transporte por aplicativos. “Vamos conversar para encontrar soluções, é preciso segurança para trabalhar, e é o que a categoria esta reivindicando nesse momento”, disse.

 *Dircom/CMM