TCE

Coari – A primeira etapa do mutirão de cirurgias oftalmológicas está sendo realizada em Coari, com o objetivo de reduzir a fila de espera dos pacientes diagnosticados com catarata e pterígio. No período de 15 a 19, serão realizadas 300 cirurgias de catarata, seguidas pela segunda fase de 28 a 31, com 200 cirurgias de pterígio. Todas as intervenções ocorrerão no Hospital Regional de Coari – Pref. Dr. Odair Carlos Geraldo.

O processo começou no dia 14 de agosto com a triagem dos pacientes que passaram por cirurgias de catarata, permitindo a avaliação e conduta dos médicos oftalmologistas. A catarata é uma das principais causas de cegueira e a cirurgia não apenas melhora a acuidade visual, mas também a qualidade de vida.

Além disso, a cirurgia de pterígio será realizada em casos onde a doença afeta a córnea, causando embaçamento na visão, dificuldade de foco em objetos e comprometendo a qualidade de vida do paciente. O diagnóstico e tratamento foram conduzidos pelo oftalmologista da policlínica local, garantindo que os pacientes tenham acesso à saúde ocular sem sair do município.

A ação faz parte dos mutirões planejados pela prefeitura de Coari, através da secretaria de saúde, e visa proporcionar soluções para problemas visuais que afetam a população, trazendo de volta a qualidade de vida e a saúde ocular.