Após receber denúncia de maus-tratos a animais, na rede social, a deputada Joana Darc (PL), verificou in loco e encontrou cinco cachorros que estavam há quatro dias sem alimento e água. Um deles estava morto e em estado de decomposição.

“Eu recebi essa denúncia e me desloquei para o local, onde foi comprovado a situação de maus-tratos. Não tinha ninguém na residência e fomos até o local de trabalho do suspeito, mas também não o encontramos”, disse.

Os quatro animais com vida, resgatados pela parlamentar e sua equipe, estavam debilitados. Depois, eles foram encaminhados a uma clínica veterinária parceira, onde receberam os cuidados necessários.

Joana Darc pede que a população ajude a encontrar o culpado pelos maus-tratos, ocorrido no bairro Lírio do Vale, zona Oeste de Manaus, bem como, pede ajuda também para um lar aos animais.

“Esse crime não vai ficar impune. Não vamos parar até que o culpado seja encontrado e responda pelo crime de maus-tratos. Todos os dias a gente recebe pedido de socorro e resgate. Infelizmente não tenho como abrigar todos os animais que resgatamos, por isso, eu peço a população que se solidarize e me ajude a encontrar um lar para esses animais”, disse.

*Prática de maus-tratos a animais*

A Lei 14.064/2020 aumentou a pena para quem maltratar cães e gatos. A partir de agora, quem cometer esse crime será punido com 2 a 5 anos de reclusão, multa e proibição da guarda. Caso o crime resulte na morte do animal, a pena pode ser aumentada em até 1/3.

_Fotos: Matheus Ponce_