TCE


 

A vibrante noite de abertura do 21º Festival Folclórico de Presidente Figueiredo, realizada na Praça da Vitória nesta sexta-feira, marcou o início de um dos eventos culturais mais significativos do município. Continuando nos dias 09 e 10 de Dezembro, a edição deste ano promete ser uma celebração exuberante da diversidade e riqueza cultural.

O evento contou com a participação de 200 brincantes de grupos folclóricos como a Quadrilha Revolução Junina, Quadrilha Beija-Flor do Norte, Ciranda Evolução (Rumo Certo), Quadrilha Micad na Roça (Micade) e Boi-Bumbá Filho da Mata. Estas apresentações ressaltaram a alma cultural do município, misturando música, dança e tradição.

O Secretário municipal de Cultura e Eventos, Zandem Ferreira, destacou a relevância do festival: “O festival folclórico expressa diversas culturas do Brasil e, especialmente, do nosso estado do Amazonas. Ele assegura a preservação da cultura local e atrai turismo para nosso município.” Zandem Ferreira também ressaltou o trabalho da prefeitura, liderada por Patrícia Lopes, no resgate da cultura local, com o retorno do Boi-Bumbá Filho da Mata após 15 anos.

Além das performances, a organização do evento foi notável, especialmente na praça de alimentação, que ofereceu uma gama de pratos típicos, fortalecendo a economia local e atraindo turistas.

Nickolly Silva(13), dançarina da Quadrilha Micad na Roça da Comunidade Micad, compartilhou sua experiência: “É muita luta para chegar até aqui. Nós moramos na comunidade, então é um grande esforço para se apresentar. Sou muito grata por o festival estar voltando este ano, é muito importante para a nossa cultura.”

O 21º Festival Folclórico de Presidente Figueiredo promete continuar a ser um pilar cultural do município, celebrando a cultura local, a diversidade e as ricas tradições brasileiras.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Presidente Figueiredo

Foto: Divulgação