TCE

Fundada em Portugal em 2014, a Orquestra dos Brinquedos de Lisboa é considerada atualmente uma das mais importantes ações de educação musical na Europa. Desde sua estreia, no Centro Cultural Belém, em Lisboa, já se apresentou para mais de 50.000 pessoas, já percorreu as cidades de Lisboa, Porto, Coimbra, Santa Maria da Feira, Braga, Guarda, Faro, Setúbal, Paredes e Valongo. E no Brasil as cidades de Fortaleza, São Paulo, Araraquara, São José dos Campos, Campinas, São Caetano do Sul e Recife.

Manaus foi a cidade escolhida para o início da turnê pelo Brasil. A Orquestra dos Brinquedos de Lisboa iniciará sua temporada de concertos em 2023 no Teatro Amazonas.

Com o título Uma Viagem pela História da Música, o espetáculo é dedicado ao público estudantil de várias idades. Cada récita é uma aula para iniciar o público no mundo da música clássica. Um dos objetivos da iniciativa é apresentar aos jovens e adultos elementos básicos da música de concerto.

No repertório, grandes clássicos da música erudita serão executados por meio de árias e trechos marcantes de grandes óperas, como: a Ária da Rainha da Noite, da ópera A Flauta Mágica, de Mozart; Sinfonia do Novo Mundo, de Antonín Dvorak; e, Carmen, de Georges Bizet.

“A Orquestra dos Brinquedos de Lisboa é uma formação musical inusitada. Tocamos grandes sinfonias utilizando instrumentos musicais de brinquedo. Realizamos concertos didáticos voltados ao público estudantil. A plateia participa em vários momentos do espetáculo.” – afirma o maestro e diretor musical Miguel Pernes.

Ainda em setembro a orquestra seguirá para Fortaleza, Recife, Maceió, São Paulo e Rio de Janeiro. Em outubro, a Orquestra dos Brinquedos de Lisboa estará nos Estados Unidos e se apresentará no Carnegie Hall, em Nova York, e no Kenedy Center, em Washington.

A Orquestra dos Brinquedos de Lisboa se apresentará no Teatro Amazonas no dia 1⁰ de setembro em três sessões, às 10h; às 15h e às 20h. Os ingressos estão à venda na bilheteria do Teatro e no site www.shopingressos.com.br .

Fonte e Foto: Divulgação