TCE

Os desafios históricos da política de educação no Brasil foram destaque durante a aula inaugural do mestrado do Programa de Pós-graduação em Serviço Social e Sustentabilidade na Amazônia (PPGSS), ministrada pelo professor doutor Ney Luiz Teixeira Almeida da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), o evento aconteceu no Auditório Rio Solimões do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), nos dias 04 e 05 de março para os discentes calouros e veteranos com uma programação recheada de atividades como: lançamento de livros, dinâmicas e mostra científica.

O pesquisador Ney Luiz Teixeira de Almeida ressaltou os desafios da política de educação no Brasil ao longo da história. “Nós vivemos em um país que não experimentou ao longo da sua história um processo no qual a educação fosse considerada um direito social e humano que permitisse as crianças, adolescentes e adultos com uma educação escolarizada. Então, não é à toa que temos ainda hoje o desafio de garantir o acesso a educação infantil, a universalização do acesso ao ensino fundamental e que as pessoas possam ingressar e concluir o ensino médio com êxito para ingressar em uma universidade, essas questões até hoje estão em uma política não universalizada em pleno século XXI”, garantiu.

Durante o evento, a caloura Sendy Lee Shoji relembrou os desafios de participar da seleção do mestrado. “O processo de seleção para o mestrado no PPGSS foi, sem dúvidas, desafiador, não penas pela densidade das leituras exigidas ou pela complexidade das fases que compuseram todo o processo, mas porque desde o início deste percurso me vi confrontando medos e inseguranças ao mesmo tempo que que construía expectativas e esperanças para uma nova jornada”.

 

LANÇAMENTOS DE LIVROS

Durante o evento foi realizado o lançamento oficial de 11 livros organizados pelos grupos de pesquisa vinculados ao programa, da 6ª coletânea do PPGSS/UFAM e da 4ª coletânea do Procad Amazônia.

A produção é referente as pesquisas realizadas de 2023:  Serviço Social, Direitos Humanos e Sustentabilidade; Procad Amazônia: formação e trabalho do assistente social em debate; Serviço Social, Infância e Trabalho; Gênero, violência, cultura e interculturalidade na Amazônia: epifanias e novos olhares de pesquisa; Gestão social, direitos humanos e sustentabilidade: diálogos interdisciplinares; Serviço Social e os desafios do tempo presente: historiografia e trabalho profissional; Sustentabilidade na Amazônia: interações, práticas e aprendizados; Gênero, velhice e políticas públicas: expressões contemporâneas; Movimentos Sociais e Serviço Social nas “Amazônias”: diversidade, lutas sociais e direito; Violência e Trabalho na Universidade; A interface do trabalho do assistente social coordenador de CRAS com vigilância socioassistencial em Manaus.

A coordenadora do PPGSS, professora Dra Roberta Ferreira Coelho de Andrade, enfatizou o compromisso da universidade em socializar conhecimento. “É um compromisso que nós temos com a sociedade que investe na sociedade e é dever nosso publicar e socializar as pesquisas que nós estamos fazendo possam alcançar o máximo possível de pessoas”, enfatizou.

 

II MOSTRA CIENTÍFICA

Para encerrar a programação aconteceu no Hall do IFCHS a II Mostra Científica com a apresentação dos grupos de pesquisas: Grupo de Estudos de Serviço Social, Trabalho e Direitos na Amazônia (ESTRADAS); Grupo de Estudo e Pesquisa em Processo de Trabalho e Serviço Social na Amazônia (GETRA); Grupo Interdisciplinar de Estudos Socioambientais e de Desenvolvimento de Tecnologias Sociais na Amazônia (INTERAÇÃO); Grupo de Pesquisas Grupo de Pesquisa em Políticas Sociais e Seguridade Social no Amazonas (GEPPSSAM); Grupo de Estudos, Pesquisa e Observatório Social: Gênero, Política e Poder(GEPOS); Grupo de Pesquisa em Gestão Social, Direitos Humanos e Sustentabilidade na Amazônia e Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Teoria Social Crítica, Estado, Movimentos sociais e Políticas Sociais (TEMPPUS).