TCE

Mais uma empresa da Zona Franca de Manaus decidiu encerrar parcialmente as atividades. A Panasonic anunciou nessa quarta-feira (11), que vai parar com  a produção de TVs e áudios residenciais.

O fechamento da linha vai resultar na demissão de 130 pessoas até o final deste ano. A empresa informou que vai investir em outros produtos como microondas, componentes eletrônicos e produtos automotivos.

As demissões representam 5% do quadro total de funcionários da unidade em Manaus. Para justificar o encerramento, a Panasonic alegou que o país enfrenta uma grave crise econômica que tem afetado diretamente a instituição.

Empresas como a Sony e a Canon também fecharam linhas de produção recentemente por conta da mesma situação.

Veja a nota da empresa: “Seguindo a direção estratégica global, a Panasonic informa que irá descontinuar a fabricação de produtos de TV e Áudio residencial no Brasil, que representam duas das mais de dez unidades de negócio que a empresa opera, como máquinas de lavar, geladeiras, cuidados pessoas, baterias e soluções B2B. Essa decisão criará uma oportunidade para as outras frentes de negócio nas quais a Panasonic continua a crescer. A Panasonic acredita no potencial e no mercado Brasileiro, e continuará investindo e fomentando novas linhas e novos produtos.

A unidade Manaus manterá suas atividades produzindo micro-ondas, produtos automotivos e componentes eletrônicos, áreas também de grande representatividade. São previstas 130 demissões até dezembro, 5% do número total de colaboradores. Além da Manaus, a marca tem fábrica de Geladeiras e Máquinas de Lavar Roupa em Extrema (MG) e Pilhas em São José dos Campos (SP), além do escritório administrativo em São Paulo (SP)”.