TCE

É em momentos de crise e dificuldades, como a causada pela pandemia de Covid-19, que o mercado precisa de investimentos ousados em oportunidades. E é nesse sentido que o Grupo Tapajós, líder no varejo farmacêutico do Norte, comemora o sucesso de sua primeira plataforma de cursos on-line. Lançada em junho de 2020, a Universidade do Conhecimento Tapajós (UCT) já qualificou mais 1,5 mil colaboradores do grupo, gerando competência em suas diversas áreas de atuação.

O objetivo é nadar contra a corrente de crise econômica no país e oferecer a essas pessoas possibilidade de crescimento pessoal e profissional, inclusive com promoções e progressão de carreira dentro da empresa.

O espaço on-line é composto por mais de 80 cursos, dentre eles, áreas de gestão, consultoria e vendas. As aulas são 100% gratuitas para os funcionários do grupo, que detém as redes de farmácias Santo Remédio, FarmaBem e Flexfarma, além de quatro centros de distribuição nos estados do Amazonas, Roraima, Rondônia e Pará.

A iniciativa ocorre em um momento de instabilidade de empregos que se intensificou no Brasil e no Amazonas desde o ano passado. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país atingiu o recorde de 14,8 milhões de desempregados. No mesmo período, o Amazonas alcançou a sexta posição entre os estados com maior índice desemprego.

“Por padrão, quando temos uma nova contratação, já apresentamos a UCT. A pessoa recebe, além do uniforme da empresa e equipamentos de segurança, um cadastro para acessar a plataforma de cursos”, explica Elaine Araújo, analista de desenvolvimento organizacional do Grupo Tapajós.

Os treinamentos ocorrem a partir de materiais trabalhados com gestores e diretores especialistas dos departamentos correspondentes ao curso, do Grupo Tapajós. Ao final de cada especialização, é emitido um certificado de conclusão da trilha de cursos. Não há limite de quantos cursos podem ser realizados na plataforma.

 

Promoção de carreira

Implantados há um ano, os cursos da Universidade do Conhecimento Tapajós acabaram por ganhar ainda mais importância na empresa. Tornaram-se uma forma de destacar funcionários e possibilitar progressão em suas carreiras.

É o caso de Sara Vieira, que entrou como auxiliar de serviços gerais em agosto de 2020 e hoje é operadora de caixa. Antes da promoção, ela fez os cursos de Consultor Caixa, Convênio, Apresentação Pessoal, dentre outros.

“Com essas qualificações, pude compreender melhor como me portar em situações recorrentes da rotina de vendedores, como abordar e tratar um cliente. A experiência geral foi ótima”, conta a funcionária.

Outro exemplo é Katia Souza, coordenadora de Higiene, Beleza e Merchandising do Grupo Tapajós. Ela entrou na empresa em fevereiro de 2014 como dermoconsultora e ascendeu ao atual cargo após cursos na UCT.

“Fiz cursos que apresentavam as normas da empresa, de convênio, integração, dentre outros. Todos foram fantásticos para o nosso desenvolvimento. Vejo esse projeto como um ‘start’ na carreira profissional, porque muitos funcionários se sentem motivados a estudar para progredirem de carreira. É uma preparação para o futuro e também a oportunidade de adquirir mais conhecimento”, comenta a profissional.