TCE


Governador também vai adequar a legislação estadual à jurisprudência do STF

 

O Governador do Amazonas, Wilson Lima, afirmou, nesta quarta-feira (26/04), durante agenda em Brasília (DF), que irá atuar para reestabelecer o sistema de cotas da Universidade do Estado do Amazonas e adequar a legislação estadual à jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o assunto.

“A determinação que eu dei é para que a gente encontre um caminho para restabelecer a questão das cotas. O Brasil tem uma dívida muito grande com muitas classes sociais, principalmente com aquelas pessoas menos favorecidas, e que de outra forma não teriam acesso a uma universidade, a não ser pelo sistema de cotas”, disse o governador.

Na última segunda-feira (24/04), o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu acabar com o sistema cotas da Universidade que destina 80% das vagas do sistema de ingresso para candidatos que concluíram os três anos do ensino médio no Amazonas.

“Quantos estudantes, quantos cidadãos e cidadãs conseguiram ter acesso à universidade em razão desse sistema de cotas. Ele [o sistema de cotas] é de suma importância, sobretudo, para a região Norte do Brasil”, acrescentou Wilson Lima.

O Governo do Amazonas ressalta que a UEA irá cumprir a decisão do STF e, em paralelo, a Procuradoria Geral do Estado (PGE) vai estudar o caso.

 

 

 

Fonte: Secom

Foto: Maurilio Rodrigues