Brasil  – O prazo de matrícula para o segundo semestre de 2022 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), termina nesta segunda-feira (18). Ao todo o programa disponibilizou 65.932 vagas para mais de 2 mil cursos de graduação, em 73 instituições públicas de ensino superior.

A matrícula deve ser feita diretamente na instituição de ensino na qual o estudante se inscreveu e foi aprovado. Os candidatos que não foram contemplados na chamada regular têm a opção de adesão na lista de espera. O processo pode ser feito na página do Portal Único de Acesso, na internet. O prazo também se encerra hoje.

Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação (MEC) no qual as instituições públicas de educação superior, sejam elas federais, estaduais ou municipais, oferecem vagas a serem disputadas por candidatos inscritos em cada edição da seleção.

O candidato inscrito no Sisu também pode fazer a inscrição no Programa Universidade para Todos (Prouni), desde que atenda aos critérios do programa. O Sisu e o Prouni adotam o Enem mais recente como critério para a seleção dos candidatos.

Caso o candidato seja selecionado nos dois programas, deverá optar pela bolsa do Prouni ou pela vaga do Sisu, pois é vedado ao estudante utilizar uma bolsa do programa e estar, simultaneamente, matriculado em instituição de educação superior pública e gratuita.

Fonte: R7.com