TCE

Amazonas – A Prefeitura de Presidente Figueiredo, em parceria com o Governo do Estado do Amazonas, por meio da Amazonastur realizou, no dia de hoje, a solenidade do programa “Brilha Amazonas”. O evento ocorreu no auditório do SISPREV, na Avenida Onça Pintada, Galo da Serra 1, no município de Presidente Figueiredo.

O programa “Brilha Amazonas” tem como objetivo fornecer kits de painéis solares para as comunidades que dependem do turismo, como fonte de renda, gerando energia limpa e renovável. Inicialmente, o programa distribuiu 253 kits de painéis solares para as comunidades do Amazonas.

A Prefeita Patrícia Lopes agradeceu o Governo do Estado e fez o seguinte destaque: “É uma honra receber o Programa Brilha Amazonas em nosso município e poder oferecer aos nossos empreendedores do turismo uma fonte de energia limpa e renovável. Isso representa um grande avanço em nossa cidade e, com certeza, trará muitos benefícios para o setor do turismo. ”

O Vice-Prefeito Anderson Leal falou da importante parceria que o município tem com o Governo do Amazonas: “Essa parceria entre a Prefeitura de Presidente Figueiredo e o Governo do Estado, por meio da Amazonastur, é um exemplo de como a união pode trazer benefícios para todos. Estamos felizes em poder participar deste evento e esperamos que essa iniciativa seja ampliada, levando energia limpa e sustentabilidade para mais comunidades em nosso estado. ”

Um dos comunitários que recebeu o kit foi Aguinaldo Ribeiro, proprietário de uma pousada na RDS Uatumã. O estabelecimento usava apenas gerador de energia. “A gente fica muito feliz de receber esse kit, que vai trazer renda e economia para a gente. Além disso, a placa solar não faz barulho como o gerador, e não vai incomodar mais os turistas”, disse Aguinaldo.

Para participar do credenciamento, o interessado em adquirir o kit solar, deverá preencher os critérios do edital de chamamento e poderá solicitar até cinco placas solares. Para requisições acima de um kit, deverá ser apresentado um projeto justificando a necessidade, assinado por engenheiro eletricista responsável. A iniciativa é mais uma das ações do Governo do Estado em prol da sustentabilidade e do turismo no Amazonas.