As obras de implantação e recuperação de drenagens profundas da Prefeitura de Manaus têm avançado pela capital amazonense. Nesta terça-feira, 19/10, as equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) recuperaram na rua Boa Esperança, bairro Compensa 1, zona Oeste, uma antiga tubulação obstruída em trinta metros de extensão, responsável por causar transtornos aos moradores da área, como alagamentos e mau cheiro. Uma equipe da Seminf trabalha na recuperação da rede, que será entregue aos moradores nessa quarta-feira, 20/10.

Para que o serviço fosse feito, os servidores da Seminf adentraram na tubulação em concreto e a recuperaram, o local estava desgastado pela ação do tempo e por falta de manutenção periódica. A partir da obra, as águas pluviais vão correr naturalmente, evitando alagamentos.

De acordo com Emerson Costa, engenheiro fiscal da obra, a ação é uma das dezenas de serviços programados para a comunidade, que vão levar uma infraestrutura de qualidade para os moradores.

“Nossas equipes estão empenhadas em minimizar, ao máximo, os problemas de alagamentos e formação de crateras nas vias da cidade, seguindo sempre a determinação do prefeito David Almeida e do vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura, Marcos Rotta. Com organização e comprometimento, vamos gradativamente atendendo as demandas”, afirmou Costa.

Na rua Barão do Rio Branco, bairro São Jorge, as equipes atuam na recuperação de seis metros de uma rede de drenagem profunda. No local, duas tubulações quebraram por falta de manutenção, formando uma grande cratera. A obra será entregue nesta quarta-feira, 20/10.

No beco São Jorge, Compensa 1, uma rede de drenagem obstruída, que também causava alagamentos nas casas de vários moradores, está sendo recuperada em oito metros de extensão. O serviço estará totalmente concluído também nesta quarta-feira, 20/10.

No bfeco das Flores, bairro Compensa 2, as equipes trabalham na recuperação de uma escadaria que passa por baixo de uma tubulação de drenagem que foi totalmente obstruída, causando transtornos aos moradores.

Ainda na Compensa 2, as ruas Belo Horizonte e São João também recebem obras de recuperação de drenagem profunda, além da desobstrução e revitalização de caixas coletoras.