TCE

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta terça-feira (04), o evento “Qualidade de Vida na Aposentadoria”. A ação ocorreu no auditório da sede do órgão, no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul.

A iniciativa teve finalidade de empoderar os servidores ativos evidenciando a aposentadoria como contribuição para a melhoria na qualidade de vida, com ações que proporcionam o bem-estar, mudança de hábitos e estilo de vida.

O evento também contou com o apoio da ManausPrev. Com esse projeto, a Semed visa incentivar o servidor de forma a mostrar a eles opções, que podem contribuir para uma vida mais saudável e feliz.

“Acredito que essa ação seja, inclusive, pioneira em relação a esclarecer dúvidas aos servidores. Essas informações são importantíssimas, porque, às vezes, os servidores desconhecem os seus direitos. A gestão do prefeito David Almeida tem tido muito respeito, comprometimento e carinho com a educação. A atual gestão permite muito a valorização dos nossos servidores, por meio de tantas progressões no decorrer dos anos de 2022 e 2023. Estamos cumprindo nosso dever para sempre garantirmos os direitos dos servidores”, comentou a secretária Municipal de Educação, professora Dulce Almeida.

Essa ação é coordenada pela Gerência de Desenvolvimento do Servidor (GDS) da Semed, por meio da equipe de psicólogos e assistentes sociais da Semed, bem como profissionais das Divisões Distritais Zonais (DDZs). De acordo com a gerente da GDS da Semed, Wânia Braga, o momento é essencial para oportunizar o pleno desenvolvimento dos servidores, de acordo com suas atribuições.

“A prefeitura realiza essa palestra em todas as secretarias e órgãos. A ideia é que cada vez mais os servidores efetivos possam conhecer seus direitos. Com isso, os nossos servidores podem ter cada vez mais acesso às informações sobre legislação previdenciária. São muitas as dúvidas sobre a permanência, a pensão, regras de aposentadoria. Então, essa é a forma mais cômoda de aproximar a ManausPrev dos servidores”, esclareceu.

*Palestra*

Estiveram presentes na ação, a diretora-presidente da ManausPrev, doutora Daniela Benayon, e a diretora de Previdência da respectiva autarquia municipal, Ana Silvia Domingues, que abordaram, na palestra, a temática “Legislação Previdenciária Municipal”.

“É válido ressaltar que o evento faz parte do ‘Programa Itinerante’, em que a Manaus Previdência leva a cultura previdenciária aos servidores públicos do município. Desde antes da pandemia a gente não ia até os distritos e secretarias para levar essa palestra e agora nós estamos retomando. Então, o intuito é falar sobre as regras de aposentadoria e pensão. Em especial, as regras também do professor, porque estamos aqui na secretaria de Educação”, compartilhou.

*Integração*

Há 20 anos como servidora pública da rede municipal de ensino, a professora Luzia Cavalcante, lotada na escola municipal Joana Vieira, no ramal Água Branca 1, AM-010, zona rodoviária, gostou do encontro, como contexto necessário para esclarecer as dúvidas sobre a temática.

“É uma importância muito grande, porque quando nós estamos sabendo das informações, podemos nos conduzir melhor em busca desse aprendizado a respeito da nossa aposentadoria, sobre o que devemos fazer e como devemos agir. Ser professor é um aprendizado muito grande. Sou muito feliz no que escolhi para minha vida”, enfatizou.

*Foto* – Matheus Perdiz / Semed