TCE


Amazonas – O Projeto de Lei (PL) n° 452/2023, de autoria do vereador Dione Carvalho (Patriota), obteve parecer favorável durante a sessão plenária desta quarta-feira (29) na Câmara Municipal de Manaus (CMM). A proposta visa assegurar o fornecimento de protetor solar e/ou bloqueador solar para todos os servidores públicos do município de Manaus que desempenhem atividades expostas ao sol.

A iniciativa surge em resposta ao aumento significativo de casos de doenças de pele entre os profissionais que realizam suas atividades a céu aberto na capital amazonense. De acordo com o vereador, é imperativo oferecer uma proteção mais eficaz aos trabalhadores expostos ao sol em nosso Estado, reduzindo a possibilidade de surgimento de doenças graves, como, por exemplo, o câncer de pele, uma das formas mais agressivas dessa condição.

O uso do protetor solar é de extrema importância para a saúde, uma vez que contribui para combater o câncer de pele, que pode ser desencadeado pela exposição prolongada ao sol. Além disso, a medida visa prevenir insolações, queimaduras, manchas, envelhecimento precoce, flacidez, lesões e outras complicações dermatológicas.

O vereador destaca a relevância desse projeto de lei para a saúde pública do estado, considerando as altas temperaturas e o elevado índice de radiação ultravioleta em nossa região.