TCE

Brasil – A rede privada de laboratórios do Brasil percebeu um aumento significativo de procura por testes de Covid-19 entre 5 e 11 de novembro, em comparação com a semana anterior. O número de exames realizados subiu 194%, segundo a Abramed (Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica), cujos associados processam cerca de 60% de todos os testes da saúde suplementar no país.

A taxa de resultados positivos dos testes tem crescido significativamente desde outubro — no começo daquele mês, era de 3,7%. Agora, é de 39,9%, o que significa que quatro em cada dez exames realizados na semana passada tiveram diagnóstico confirmado de Covid-19.

Os estabelecimentos associados à Abramed processaram 54.380 exames de Covid-19 na semana passada.

Esse número de casos positivos costuma ser um sinal de alerta, já que as ondas da doença no país normalmente são percebidas primeiramente na rede privada.

O boletim InfoGripe, da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), da semana passada também já indicava um aumento da taxa de internações por síndrome respiratória aguda grave, provocadas principalmente por Covid, em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Amazonas.

Fonte: R7.COM