TCE

Espanha – O Real Madrid, clube do jogador Vinícius Jr., entrou com uma representação na Fiscalia General del Estado da Espanha, o equivalente ao Ministério Público, diante do mais novo episódio de racismo contra o atacante brasileiro na partida do último domingo (21) no estadio Mestalla, casa do Valencia.

A queixa desta segunda-feira (22) do clube espanhol é uma resposta ao aos gritos de “mono” [macaco, em português] por parte expressiva da torcida do Valencia pelo Campeonato Espanhol. Para os dirigentes do Real Madrid, trata-se de um “crime de ódio e discriminação”.

Os cartolas merengues citam um artigo da Constituição da Espanha e cobram uma investigação dos fatos e uma apuração das responsabilidades. “O artigo 124 da Constituição Espanhola estabelece como funções do Ministério Fiscal promover a ação de Justiça em defesa da legalidade e dos direitos dos cidadãos e do interesse público”, diz em nota publicada nesta segunda-feira.

O Governo brasileiro vai notificar a LaLiga (federação reguladora do futebol espanhol) e as autoridades espanholas após os atos racistas contra Vinícius Júnior na Espanha. Em nota divulgada no perfil oficial, o Ministério da Igualdade Racial repudiou o ocorrido e prestou apoio ao jogador.

Leia a nota do Real Madrid sobre o racismo contra Vini Jr.

O Real Madrid C. F. mostra sua mais enérgica repulsa e condena os episódios ocorridos no dia de ontem contra nosso jogador Vinícius Junior.

Esses episódios constituem um ataque direto ao modelo de convivência de nosso Estado social e democrático de direito.

O Real Madrid considera que tais ataques constituem ainda um crime de ódio, pelo qual apresentou a correspondente denúncia à Fiscalía General del Estado [Ministério Público da Espanha], especificamente perante o Ministério Público contra os crimes de ódio e discriminação, para que se investiguem os fatos e se apurem as responsabilidades.

O artigo 124 da Constituição espanhola estabelece como funções do Ministério Fiscal promover a ação de Justiça e defesa da legalidade e dos direitos dos cidadãos e do interesse público.

Por tal motivo, e diante da gravidade dos episódios ocorridos, o Real Madrid recorreu à Fiscalía General del Estado, sem prejuízo da sua personificação como procurador privado nos processos que lhe forem instaurados.”

Apoio de jogadores, clubes e autoridades
Vinicius Júnior recebeu diversas manifestações de apoio de personalidades do futebol e clubes. 

Na elite do Brasileirão, clubes como Flamengo, São Paulo, Corinthians, Palmeiras, Fluminense, Atlético-MG, Ceará, Santos, Vasco, entre outros, se manifestaram publicamente por meio de suas redes sociais para demostrar apoio e repudiar os ataques sofridos por Vini.

Personalidades e jogadores de futebol também se manifestaram apoiando o jogador do Real Madrid. Ronaldo, Neymar Jr, Kylian Mbappé, Richarlison, Rafael Leão, Éder Militão, Kaká, entre outros, que também repudiaram os xingamentos racistas que Vini vêm sofrendo em jogos.

Fonte: R7