TCE

Amazonas – A prefeita Patrícia Lopes e o vice-prefeito Anderson Leal, reinauguraram nesta segunda-feira (17), três escolas municipais do ramal da Morena, localizadas no distrito de Balbina, na rodovia AM 240. As unidades, foram reformadas, ampliadas e modernizadas como parte pacote de obras da Educação, lançado pela prefeitura de Presidente Figueiredo, no início de 2022, no retorno das aulas presencias, vencida a fase de isolamento social imposta pela pandemia da covid-19.

Foram reinauguradas as escolas municipais Alfredo Martins de Alencar, localizada no km 36 do ramal, que atende à comunidade ribeirinha Carlos Augusto, no Rio Uatumã; Maria do Carmo da Costa Vilaça, localizada no km 23, na comunidade São Jorge; e Manoel Barbosa de Farias, km 13, na comunidade São José do Uatumã.

“É muito gratificante receber o carinho das crianças, dos professores e dos comunitários do ramal da Morena. Ver a felicidade estampada no rosto de cada um deles, por receber uma escola modernizada, revitalizada, com salas climatizadas, com novos equipamentos, material didático, para professor e aluno, e para pratica desportiva. Foi um dia de muita emoção, que fez chorar, mas, também, renovou nossas energias para continuar firme no propósito de cuidar das pessoas e avançar no desenvolvimento do nosso município”, afirma, emocionada, Patrícia Lopes.

Patrícia Lopes aproveitou, ainda, para de público, agradecer ao empenho de toda a comunidade escolar no desempenho alcançado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em 2021, em plena pandemia.

“Nosso progresso é fruto do trabalho em equipe, do empenho de cada um, com a meta de fazer uma educação de qualidade. Fazemos uma gestão participativa e o resultado alcançado é sempre o melhor. Mais uma vez, muito obrigado”, enfatizou.
O vice-prefeito Anderson Leal, destacou a importância da participação de professores e servidores na construção do planejamento do Pacote de Obras da Educação para que, cada uma das escolas reformadas e ampliadas, atenda as necessidades do processo pedagógico e de ensino.

Anderson Leal também agradeceu o apoio que a prefeitura tem recebido do legislativo que, além de fiscalizar o Executivo, contribuiu na condução e aprovação dos projetos de interesse da população.

Emoção

A emoção predominou nas solenidades de reinauguração das escolas do ramal da Morena. Tanto por parte dos alunos quanto dos professores, comunitários e também, dos próprios secretários e vereadores presentes aos eventos.

Emoção que fez Flávia Emanuele Alencar da Silva, de seis anos, aluna da escola Alfredo Martins de Alencar, superar a timidez para fazer seu agradecimento à prefeita Patrícia Lopes, em forma de poesia, em nome dos colegas, professores e funcionários da escola.

Que fez Joquebete Mariscal, ex-aluna da escola Manoel Barbosa de Farias, ir as lagrimas ao ver a escola onde estudou, à época com poucas condições de infraestrutura, agora totalmente renovada e com as condições ideais para estudar.
No choro incontido do secretário municipal de Educação, Rodolfo Moraes, ex-professor da mesma escola onde Joquebete estudou, que não segurou as lagrimas ao lembrar das dificuldades que enfrentava para ensinar e que, agora, é um dos agentes que trouxe a transformação e as melhorias das condições de ensino para o local.

E o ápice, que veio do discurso emocionado da aluna Talita Abda Queiroz dos Santos, que levou as lágrimas a maioria dos presentes à inauguração, ao agradecer pelas obras realizadas na escola que vão permitir que ela e seus colegas estudem em melhores condições, “sem dificuldades”.