Manaus – O atendimento nas 25 unidades de urgência e emergência, em Manaus, será mantido durante o ponto facultativo e os feriados da Semana Santa. As unidades funcionarão em plantão de 24 horas, durante o ponto facultativo, na Quinta-Feira Santa (14), e nos feriados religiosos da Sexta-Feira da Paixão (15) e do Domingo de Páscoa (17).

Seis prontos-socorros, sete maternidades, nove Serviços de Pronto Atendimento (SPAs), duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) – Campo Sales, no bairro Tarumã, e José Rodrigues, na Cidade Nova, além do serviço de emergência do Centro Psiquiátrico Eduardo Ribeiro (CPER) irão funcionar normalmente.

Os SPAs e as UPAs atendem casos de urgência de baixa e média complexidade. Para casos graves, os seis prontos-socorros, sendo três adultos e três infantis, estarão em funcionamento normalmente. O atendimento às grávidas também seguirá sem alterações nas sete maternidades do estado.

No interior, todos os 61 municípios possuem unidades hospitalares com atendimento de urgência e emergência diariamente em regime de plantão 24 horas.

As unidades que atendem consultas agendadas, como Centros de Atenção Integral à Criança (Caics), Centros de Atenção à Melhor Idade (Caimis) e Policlínicas retornam às atividades na segunda-feira (18). As agendas dessas unidades são bloqueadas nos fins de semana, feriados e pontos facultativos, e não são marcados no Sistema Nacional de Regulação (Sisreg) serviços nesses dias.

Durante o ponto facultativo e os feriados, os hospitais das fundações de saúde funcionarão apenas para casos de emergência e de internação, em plantão 24 horas.

Na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon), as sessões de quimioterapia agendadas para quinta-feira (14) irão ocorrer normalmente. Na sexta-feira (15) não haverá funcionamento do serviço de quimioterapia da fundação.

A coleta de sangue da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) funcionará normalmente na quinta-feira e no sábado (16), das 7h às 18h. Na Sexta-Feira Santa e no Domingo de Páscoa, não haverá coleta. As consultas foram remanejadas e não haverá atendimento ambulatorial durante o ponto facultativo e feriados. O serviço de emergência e internação para os pacientes do Hemoam funcionará 24h.