TCE

Em pauta, a melhoria na oferta de empregos, o aquecimento do mercado e projeções do desenvolvimento do setor em 2024

O Rio Construção Summit, realizado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Rio de Janeiro (Sinduscon-Rio), reúne os maiores especialistas brasileiros e internacionais, no período de 19 a 21 de setembro. No Pier Mauá, profissionais e estudiosos de todos os continentes, com destaque para entidades latino-americanas e dos Estados Unidos, apresentam o cenário atual assim como prospectam a evolução do setor para os próximos anos.

Nos debates, o evento foca em conteúdo, inovação e networking assim como nos resultados positivos a partir de soluções já implantadas em outras regiões do país e do planeta como a liberação desburocratizada dos licenciamentos. Conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), em junho deste ano, o setor da Construção abriu 20.953 vagas de carteira assinada. No acumulado do primeiro semestre de 2023, a Construção gerou 169.531 vagas formais, o equivalente a 17% do saldo de empregos do Brasil no mesmo período.

“Essa troca de informações sobre as diferentes perspectivas dos mercados nacional e internacional é muito salutar para traçarmos estratégias de expansão com o objetivo de melhorarmos ainda mais os índices do setor. A construção civil vem obtendo ótimos resultados no que importa: geração de emprego e renda, desenvolvimento urbano, com expansão dos empreendimentos em todo o país”, disse o presidente do Sinduscon-AM, Frank Souza.

A expectativa dos organizadores é de que o Rio Construção Summit reúna mais de cinco mil pessoas, entre empresários, profissionais de engenharia e arquitetura, representantes do poder público e estudantes.

A solenidade de abertura do RCS contou com a participação de líderes e players globais como autoridades do Estado e do Município do Rio de Janeiro, prefeitos, deputados e representantes de Madrid (Espanha) e Bogotá (Colômbia), que irão analisar o aumento da produtividade da construção, a redução do déficit habitacional e o aprimoramento da infraestrutura no Brasil.

“É um evento que traz o protagonismo das discussões em torno da indústria da construção e do mercado mobiliário. Inovação, legislação, novos métodos construtivos, debates e exemplos de sucesso, nacionais e internacionais serão apresentados por palestrantes de renome, proporcionando muito conteúdo aos participantes”, disse Claudio Hermolin, presidente do Sinduscon-Rio.

Urbanismo proporciona bem-estar

O evento apresenta diversas inovações tecnológicas, tipos construtivos diferenciados que permitem melhorias no aspecto urbanístico em menor tempo e com resultados permanentes.

Para exemplificar a questão, um dos palestrantes relatou a história da cidade sul-coreana de Songdo (localizada a 65 quilômetros da capital Seu). Ela foi construída do zero em uma imensa área aterrada do mar. A cidade é tecnológica, verde e sem os costumeiros problemas dos grandes centros como engarrafamentos, lixo ou moradores de rua. O planejamento cuidadoso previu e resolveu os problemas antes que aparecessem.

 

Fonte: Sinduscom AM

Foto: Divulgação