Exemplo de determinação e paixão pelo conhecimento, o estudante amazonense Jean Gabriel, de 15 anos, iniciou uma campanha na internet pedindo ajuda para custear uma viagem e representar o Brasil numa conferência internacional da juventude na Organização Mundial da Saúde (OMS) que acontece em Genebra, na Suíça, no final do mês de outubro.
Reunindo mais de 300 jovens do mundo inteiro, o evento é uma simulação de debate nos mesmos moldes das Nações Unidas, onde competidores adolescentes interpretam delegados de países e discutem pautas importantes sobre a saúde global. O evento acontece de 29 de outubro a 1º de novembro e a meta é levantar R$ 25 mil para passagem aérea, estadia, seguro viagem, taxa de participação no evento, alimentação e reserva emergencial para transporte e remédios.
“Sou o único da Região Norte e um dos primeiros da delegação do Brasil. Nós já fomos aceitos, agora eu estou nessa empreitada para conseguir arrecadar esse dinheiro e participar desse evento que é promovido pela própria ONU”, disse.
*Talento em estudos e competições*
Jean é autista e tem dedicação em aprender. Ele é aluno aprovado em concurso do Colégio Militar de Manaus – obteve uma das 20 vagas disputando com cerca de 800 alunos. Lá conheceu o “Clube de Relações Internacionais” e iniciou uma relação de amor pela diplomacia. “Descobri minha paixão por política, sociologia, filosofia e história. Através das simulações, tento representar países e debater soluções para problemas”, afirma.
A partir daí o talento de Jean o guiou para novos desafios e empreitadas. Foi duas vezes medalhista de ouro e uma vez medalhista de prata na Olimpíada Brasileira de Astronomia, palestrou no Congresso da Criança da OAB e também atua como voluntário. Ele foi aceito em universidades do Reino Unido e Estados Unidos em programas com bolsas de estudo de 50%. “Porém, devido à falta de patrocínio, eu não pude participar”, explica.
Na própria modalidade de competição “Global Model” da ONU – similar à que deseja participar na Suíça, Jean já ganhou mais de dez disputas com jovens de várias nacionalidades. A última participação aconteceu, em março deste ano, em Bruxelas, capital da Bélgica, quando Jean foi aprovado numa seleção da Universidade de Yale, dos EUA, e recebeu patrocínio para viajar. “Foi uma experiência de tirar o fôlego, conheci e pude debater com pessoas de dezenas de países, desde europeus até asiáticos, além de outros sul-americanos”, disse.
*Superação e sonho em ser diplomata*
Diagnosticado como autista, Jean relata os preconceitos que enfrenta, mas destaca as qualidades que o tornam único. “Apesar das dificuldades, não me deixo limitar. Meus amigos e colegas são um grande suporte em minha jornada”, afirma.
Além da meta de participar da conferência simulada da OMS em Genebra, o sonho de Jean é estudar Relações Internacionais no exterior e se tornar diplomata. Ele diz estar comprometido em aprender novos idiomas, como inglês e francês, essenciais para a carreira na diplomacia. Na semana que vem, Jean viaja para Brasília para participar do maior debate do Sistema Colégio Militar do Brasil, o “Desafio Global do Conhecimento”.
Além de Jean, mais quatro estudantes brasileiros compõem a delegação do Brasil que irá participar da “Global Model” da OMS em Genebra. “Estamos ansiosos para discutir e elaborar um documento com propostas viáveis. Essa experiência não é apenas sobre competição, é a chance de contribuir para algo maior”, acrescenta.
*Como ajudar*
Para apoiar Jean em sua jornada, basta enviar um PIX para a chave (92) 9 9904-0210. O jovem pode ser encontrado nas redes sociais @jean_o_gabriel.