InícioMANAUSTCE-AM lança site interativo para monitoramento de entregas das Prestações de Contas...

TCE-AM lança site interativo para monitoramento de entregas das Prestações de Contas Anuais

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) disponibiliza a partir desta segunda-feira (29) uma ferramenta inovadora para aumentar a transparência na divulgação das entregas das Prestações de Contas Anuais (PCAs) dos órgãos e jurisdicionados. O site pca2024.tce.am.gov.br proporciona um monitoramento em tempo real da prestação de contas anual referente ao exercício de 2023, que devem ser entregues até o dia 1º de abril.

“O painel é atualizado oito vezes por dia, iniciando às 7 horas da manhã. Depois disso, a cada duas horas, o processo se repete. Essa atualização constante permite um acompanhamento mais dinâmico das entregas das prestações de contas, garantindo informações precisas ao longo do dia”, esclarece Saulo Coelho, diretor de Projetos e Inovação em Tecnologia da Informação (Diproj) do TCE-AM.

Os usuários também conseguem ter acesso à situação geral de entrega de todos os órgãos e entidades fiscalizados pelo tribunal. Este ano, 382 unidades jurisdicionadas têm a responsabilidade de apresentar a Prestação de Contas Anual (PCA) ao TCE-AM.

Funcionalidades

O mapa interativo do site permite o acompanhamento em tempo real das entregas das contas, abrangendo desde as prestações do governador do estado do Amazonas, até as de órgãos municipais do interior e de Manaus. Entre os fiscalizados estão câmaras municipais, fundos de previdência, prefeituras, secretarias, entre outros.

Prestação de Contas Anual

É importante ressaltar que o site serve exclusivamente ao monitoramento das informações, enquanto as prestações devem ser enviadas pelos jurisdicionados por meio do Domicílio Eletrônico de Contas (DEC), acessível em dec.tce.am.gov.br.

O prazo para o envio das prestações de contas permanece até o dia 1º de abril de 2024.
Órgãos que não cumprirem esta obrigação até a data estipulada ficam sujeitos a multas e podem responder judicialmente pelo atraso no cumprimento da obrigação legal, além de serem passíveis de tomada de contas por parte do TCE-AM.

Texto: Flávia Rezende
Foto: Joel Arthus


Artigo anterior
O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram) prorrogou até a próxima sexta-feira, dia 2 de fevereiro, a emissão gratuita dos cartões PassaFácil estudantil e PassaFácil comum, no seu ônibus itinerante que ficará estacionado no Shopping Manaus ViaNorte. Sthanly Costa, assistente comercial do Sinetram, comenta que a extensão do prazo visa garantir o maior acesso da população ao serviço de transporte público. “Quem tem o PassaFácil faz recarga totalmente online, não se preocupa com troco e tem direito à integração temporal. Então, estendemos o período de emissão, com o objetivo de atender o máximo de cidadãos possíveis”, detalha. O serviço é oferecido das 7h às 17h, no ônibus do Sinetram que segue alocado no estacionamento G1 do centro de compras, localizado na Av. Arquiteto José Henrique Bento Rodrigues, 3.760, bairro Monte das Oliveiras. “Essa parceria [com o Sinetram] é muito importante para o ViaNorte, pois mostra nosso comprometimento com o bem-estar e praticidade da comunidade”, avalia o gerente de marketing do do shopping, Vinícius Teixeira. Diariamente são entregues 100 fichas de atendimento, sendo 50 pela manhã e 50 pela tarde, nos horários das 7h e 13h, respectivamente. Para retirar o novo cartão, todos os usuários devem estar munidos com RG e CPF. Além disso, os estudantes precisam ter seu cadastro aprovado no site https://estudantes.manaus.am.gov.br/. Sobre Administrado pela Alqia, antiga Saphyr Shopping Centers, o Shopping Manaus ViaNorte reúne tudo em um só lugar. Com mais de 60 mil m², o centro de compras abriga mais de 70 lojas, incluindo grandes marcas como Havan, Riachuelo, Chili Beans, Info Store e Cacau Show. Dispondo de localização estratégica na Zona Norte da cidade, o centro de compras recebe mais de 550 mil pessoas todos os meses e possui parceria direta com o Instituto Mãos que Criam Artes, uma organização que desenvolve eventos e ações de assistência para mulheres acometidas de câncer e pessoas em situação de vulnerabilidade social. Saiba mais em www.shoppingmanausvianorte.com.br. —
Próximo artigo
Artigos Relacionados

LEIA MAIS