TCE


Atividades simples, como participar de um piquenique ou fazer um bolo em família, podem ajudar a ocupar a mente e o tempo de forma saudável

Janeiro é mês de férias escolares. Consequentemente, a casa fica cheia de crianças. Nesse sentido, é importante estabelecer uma programação para que os pequenos gastem a energia acumulada e não fiquem entediados. A terapeuta ocupacional Palila Auad, da Hapvida NotreDame Intermédica, traz diversas dicas de como tornar o período mais atrativo.

De acordo com a especialista, as férias escolares representam um período muito aguardado. Embora seja uma época de viagens para alguns e descanso para outros, todos buscam pelo mesmo objetivo: diversão.

“Tornar o período mais atrativo envolve oferecer uma variedade de programações divertidas e educativas. As atividades lúdicas são essenciais para o desenvolvimento das crianças, proporcionando alegria enquanto estimulam habilidades cognitivas, sociais e emocionais”, orienta.

Algumas práticas específicas podem ser realizadas facilmente com os pais ou responsáveis. Movimentações ao ar livre e tarefas criativas são bons exemplos. “Organize passeios a parques, praias, trilhas ou piqueniques. O contato com a natureza estimula o exercício físico e proporciona um ambiente agradável. Promova oficinas de arte, música, dança, culinária ou ciências. Permita que as crianças explorem sua criatividade e aprendam coisas novas de forma lúdica”, completa.

A terapeuta lista ainda que acampamentos de férias, aulas de verão, dias temáticos, leitura recreativa e viagens em família podem ajudar a criança a ficar menos ociosa em casa. “Reserve um tempo especial para atividades em família, como jogos, noites de cinema em casa ou simplesmente passar tempo juntos. Isso fortalece os laços familiares e cria um ambiente acolhedor”, reforça.

Importante considerar e adaptar as atividades de acordo com a faixa etária e os interesses das crianças, além de envolvê-las na escolha da programação. O equilíbrio entre tarefas educativas e momentos de lazer contribui para um período de férias escolares mais atraente e enriquecedor.

 

Fonte: F5 Comunicação

Foto: Divulgação