TCE

O candidato Amazonino Mendes (Cidadania) terá que apagar ‘fake news’ publicada em suas redes sociais contra o governador Wilson Lima (União Brasil), que concorre a reeleição neste pleito, e ainda postar um direito de resposta do adversário político sob pena de multa diária de R$10 mil.

A decisão é do juiz auxiliar do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), Márcio André Lopes, que acatou o pedido de defesa do mandatário.

No post, Amazonino se direciona aos professores da rede estadual de ensino e afirma erroneamente que Wilson esperou o período eleitoral para pagar o abono do Fundo de Desenvolvimento do Ensino Fundamental (Fundef) no valor de R$97 milhões, sendo que essa quantia já estava liberada desde julho. Entretanto, o recurso ainda não consta nos cofres do Estado.

“No caso em tela, a imputação é objetivamente inverídica e o autor das afirmações é bacharel em Direito, tendo sido Governador do Estado por três mandatos, razão pela qual conhece a tramitação burocrática necessária para esse tipo de pagamento”, diz trecho da decisão.

 

Leia decisão na integra – https://ampost.com.br/wp-content/uploads/2022/08/DECISAO-TRE-AM-CLIQUE-AQUI.pdf

Fonte: https://ampost.com.br/eleicoes-2022

Foto: Reprodução