Em alusão ao dia das crianças, comemorado no próximo dia 12 de outubro, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), por meio do Departamento de Reintegração Social e Capacitação (Deresc), preparou, em todas as unidades prisionais do Amazonas, uma programação especial para as crianças que se deslocam aos locais para visitar os seus entes que cumprem pena.

A programação durará até o final deste mês de outubro e está sendo promovida em parceria com as empresas terceirizadas das unidades prisionais do Estado. O objetivo da ação é humanizar e acolher as crianças que acompanham seus entes responsáveis durante os ciclos de visitas em que a entrada deles é permitida.

Durante as visitas, as crianças poderão participar do cine pipoca – onde serão transmitidos filmes e animações infantis – e também terão acesso a atividades lúdicas, contendo organização de brincadeiras, distribuição de brinquedos infláveis, oficinas de artes e pintura e realização de desenhos artísticos. Haverá ainda a distribuição de lanches na saída da unidade e autorização para a realização de video chamada para as crianças que ainda não estão cadastradas no sistema.

De acordo com a chefe do Deresc, Keyla Prado, este é um momento de ser receptivo e mostrar para essas crianças que elas são importantes. “Nós realizamos essa programação pensando primeiramente em promover o bem-estar das crianças que visitam os seus parentes que estão aqui nas unidades prisionais. Queremos mostrar para elas que são importantes e necessárias para o processo de ressocialização dos seus entes”.

Solidariedade – Os funcionários e colaboradores da Unidade Prisional de Itacoatiara (UPI), distante 176 quilômetros de Manaus, realizaram também durante este período uma campanha solidária, que ocorre por meio da arrecadação de alimentos e brinquedos que serão doados através da pastoral carcerária para famílias carentes do município.