TCE

Abras diz que desde 2012 as vendas não eram tão boas

 As vendas nos supermercados brasileiros
aumentaram 15,8% em fevereiro em comparação ao mesmo mês do ano passado. O
resultado já está deflacionado pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor
Amplo (IPCA). Em relação a janeiro, a alta foi de 4,61%. No acumulado do ano
até fevereiro, comparado ao mesmo período do ano passado, o setor registrou
alta de 10,35%. Os dados, divulgados hoje (6), são da Associação Brasileira de
Supermercados (Abras).
 “O autosserviço [vendas em supermercados]
iniciou 2020 com um dos maiores resultados dos últimos 9 anos, 5,11%, e em
fevereiro continuou bem positivo, registrando 4,61% de crescimento. Desde 2012
que não registrávamos um número tão bom para o mês. O resultado também foi
influenciado pelo carnaval, que em 2019 foi no início de março”, destacou o
presidente da Abras, João Sanzovo Neto.

 Coronavírus

 O setor supermercadista ainda não tem um
balanço sobre o aumento das vendas após o início das quarentenas no país. De
acordo com a Abras, o mês de março foi atípico, com número de clientes acima da
média entre 14 e 21 de março. O movimento nos supermercados, no entanto, tem se
normalizado, segundo a entidade.
 “O crescimento no número de casos da doença e
o isolamento social orientado pelo Ministério da Saúde e seguido por
governadores de diversos estados impulsionou a população nas compras de
abastecimento. Recebemos um número de clientes acima da média de 14 a 21 de
março. A maioria com o objetivo de estocar comidas para ficar mais tempo em
casa. Isso deverá refletir nos resultados do mês, que serão divulgados no
Índice Nacional de Vendas de abril”, ressaltou Sanzovo.
 Segundo a Abras, com exceção de alguns
produtos específicos, como o álcool gel, os supermercados têm se mantido
abastecidos.
Foto: EBC