InícioAMAZONASWilson Lima dá início ao ‘Cerco Inteligente’ em comemoração aos 352 anos...

Wilson Lima dá início ao ‘Cerco Inteligente’ em comemoração aos 352 anos de Manaus

Lançado como parte do programa Amazonas Mais Seguro, sistema de videomonitoramento já conta com 500 câmeras instaladas

 

AMAZONAS – O governador Wilson Lima deu início, nesta sexta-feira (22), ao Cerco Inteligente de Videomonitoramento, que marca o funcionamento integral do novo e moderno sistema de combate ao crime do Governo do Estado. O início da operação foi no bairro Jorge Teixeira, zona leste, onde Wilson Lima também entregou 50 viaturas, munições e outros equipamentos para as forças de segurança pública.

O início das operações do Cerco Inteligente de Videomonitoramento e os equipamentos fazem parte de uma série de entregas em comemoração ao aniversário de 352 anos de Manaus.

Com investimentos de R$ 34,7 milhões, o novo sistema integra o programa Amazonas Mais Seguro, lançado pelo governador em julho deste ano e que é coordenado pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). “Estou voltando à zona leste para prestar contas de um compromisso que eu havia assumido em 2018. Estamos entregando hoje para a cidade Manaus um sistema de tecnologia de monitoramento mais moderno de todos os tempos. O nosso plano de segurança é um plano integrado e nunca houve um plano tão consistente como o nosso”, disse Wilson Lima.

O Cerco Inteligente de Videomonitoramento conta com 500 câmeras, instaladas em pontos estratégicos de Manaus, que possuem tecnologia capaz de auxiliar na prevenção, investigação e solução de crimes como roubos, furtos e homicídios.

O sistema inteligente das câmeras está interligado ao Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) e pode ser operacionalizado de maneira integrada pelas forças de segurança pública do Estado. Com o Cerco Inteligente de Videomonitoramento, será possível identificar, avaliar, acompanhar e coordenar ameaças reais ou potenciais, buscando prevenir, neutralizar e reprimir atos criminosos de qualquer natureza que atentem contra à ordem pública e à segurança de pessoas e patrimônios.

Equipamentos

Além de iniciar as operações do Cerco Inteligente, Wilson Lima também entregou viaturas, munições e equipamentos para as forças de segurança, em investimento que soma R$ 2,6 milhões.

“Nós estamos trabalhando com gestão, estamos trabalhando forte na área de inteligência. Estamos levantando aí as manchas criminais e onde nós vamos atuar com mais efetividade. Teremos também, na próxima semana, mais entregas de viaturas que vão para o interior”, disse o secretário da SSP-AM, general Carlos Alberto Mansur.

Os deputados estaduais Abdala Fraxe e Tony Medeiros, os vereadores de Manaus  Elan Gonçalves e Sassa da Construção e o prefeito de Novo Airão, Frederico Jr, acompanharam as entregas.

Viaturas

Wilson Lima entregou para a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) 50 viaturas com tecnologia de ponta que vão ampliar o patrulhamento ostensivo e preventivo nos bairros das zonas norte e leste de Manaus.

“São veículos novos, são veículos para enfrentar terrenos acidentados. Essas viaturas são com tecnologia de ponta embarcada. Essas viaturas têm que estar nas ruas fazendo a segurança da população. Tem que estar nas áreas vermelhas porque a nossa população precisa de proteção”, disse Wilson Lima.

Os novos veículos – modelos Ranger 4×4, S-10 e Hilux – possuem tecnologia embarcada, rádio comunicador e câmeras internas e externas, ampliando o amparo tecnológico dos policiais militares em serviço nas ruas da capital.

Os policiais militares também estão recebendo 60 mil munições, além de 40 câmeras filmadoras para a Rocam Motos e 15 aparelhos telefônicos.

Mais tecnologia para investigações

O governador Wilson Lima também entregou, ao Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC), 54 maletas com kits para coleta de vestígios por peritos da Policia Civil do Amazonas (PC-AM) em locais de crime. O trabalho de investigação também está sendo reforçado com mais cinco detectores de metais, que servem para localizar projeteis em locais de homicídio.

Os equipamentos recebidos pela SSP-AM e que estão sendo entregues ao DPTC são oriundos de parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Fotos: Diego Peres/Secom

Artigos Relacionados

LEIA MAIS