TCE

Policiais civis cumpriram mandado de busca e apreensão na casa de jovem youtuber suspeito de divulgar notícias falsas sobre o coronavírus — Foto: Divulgação/Polícia Civil

Jovem possui mais de 150 mil inscritos em um canal na internet; ação do suspeito, que mora em Curitiba, foi denunciada pelo Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul.
Um jovem youtuber, de Curitiba, foi indiciado por divulgar notícias falsas sobre o novo coronavírus além de receitas caseiras com promessa de cura ou imunização contra a Covid-19, de acordo com a Polícia Civil.
Uma operação foi deflagrada, na última terça-feira (14), com cumprimento de mandado de busca e apreensão na casa do jovem.
A polícia informou que o rapaz, que não teve nome divulgado, possui um canal de vídeos na internet, com mais de 150 mil inscritos. Na plataforma, segundo a polícia, o suspeito divulgava receitas caseiras com a utilização de cal virgem, alegando a promessa de cura ou imunização contra a Covid-19.
A prática, conforme ressaltado pela polícia, é caracterizada pelo Ministério da Saúde como uma das formas de notícias falsas sobre o assunto.
De acordo com a Polícia Civil, o caso foi denunciado pelo Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul, que informou que os procedimentos divulgados pelo jovem são irregulares e causam riscos à saúde de pessoas que pudessem replicar as receitas caseiras.
Ainda de acordo com a polícia, uma decisão judicial determinou que o canal de vídeos do suspeito fosse retirado do ar.
O jovem foi indiciado pelos crimes de charlatanismo, falsidade documental, falsa identidade e falso alarde, e deve responder em liberdade.
Durante o cumprimento do mandado na casa do jovem, foram apreendidos armas de airsoft e um cartão de plano de saúde falsificado.