TCE
Amazonense
Foto: Eduardo Cavalcante/Seduc-AM


A amazonense Giovanna Moura Sotelo é um dos 27 estudantes do País que participam do Projeto Jovem Senador 2019, em Brasília (DF). Nesta terça-feira (26), os alunos tomam posse no Plenário e até a sexta (29) conhecerão as regras do processo legislativo e apresentarão, discutirão e votarão sugestões que podem tramitar como projetos de lei. 



 Giovanna é aluna do Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Professor Sérgio Alfredo Pessoa e representa o Amazonas no programa. Ela foi selecionada em um concurso de redação, junto com outros estudantes de Ensino Médio das escolas públicas estaduais de todo o País.


 A amazonense, que quer ser médica, acredita que a participação dos jovens em ações sociais ajuda a prepará-los para construir uma sociedade melhor e ressalta o exemplo da ativista ambiental Greta Thunberg, de 16 anos. A estudante defende a inclusão do orçamento público no currículo escolar.


 O programa 


O Projeto Jovem Senador foi criado em 2011 e dá aos estudantes do Ensino Médio de escolas públicas estaduais com idade até 19 anos a chance de conhecer de perto o processo legislativo brasileiro. 

Para concorrer, os jovens fazem redações sobre um assunto determinado a cada ano. “Cidadão que acompanha o orçamento público dá valor ao Brasil” foi o tema de 2019, que reuniu 122.695 redações e mobilizou 264 mil alunos e 8 mil professores.

Fonte: Seduc-AM